Edição antiga - Marco Zero II - Chão - Col. Obras Completas

Edição antiga - Marco Zero II - Chão - Col. Obras Completas - Andrade,Oswald de | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Andrade,Oswald de
DIMENSÃO
9,77 MB
NOME DO ARQUIVO
Edição antiga - Marco Zero II - Chão - Col. Obras Completas.pdf
ISBN
2711436120672

DESCRIÇÃO

O romance Marco zero, de Oswald de Andrade, foi concebido como um conjunto de cinco livros. Deveria constituir, nas palavras do próprio autor, um mural, um afresco, um mosaico e um comício de idéias: enfim, uma síntese da história do Brasil na primeira metade do século XX a partir de São Paulo. Dos cinco livros projetados, porém, apenas dois foram escritos: Marco zero I — A revolução melancólica e Marco zero II — Chão, agora relançados em edições revistas, sob supervisão editorial de Jorge Schwartz e fixação de texto de Gênese Andrade, contando com uma abrangente bibliografia a cargo de K. David Jackson e com uma detalhada cronologia por Orna Messer Levin. Marco zero II — Chão tem apresentação de Roger Bastide e prefácio de Antônio Celso Ferreira. O segundo e afinal último volume da pentalogia inacabada (1945), apesar do subtítulo, não trata, como outros romances da época, da terra e suas questões, mas ao contrário. “É essencialmente urbano. [...] Onde está ela [a terra]? Está nas carteiras dos banqueiros, nas letras de câmbio dos capitalistas. Chão é o momento da crise em que o valor da terra deixa de ser um valor de produção para ser um valor de troca. A esse fato sociológico corresponde um fato psíquico: o fator telúrico cede lugar à saudade da propriedade, a uma decomposição dos sentimentos e a uma desorganização moral na alma dos velhos proprietários. Verdadeiramente, o título é muito bem achado na sua ironia! [...] Já se notou que os escritores brasileiros gostam muito de misturar discussões de idéias aos seus romances [...]. Não devemos, pois, considerar como idéias de Oswald de Andrade as idéias dispersas em Chão. São pontos de vista e, para ficarmos mais perto da técnica oswaldiana, digamos que são tomadas de vista cinematográficas da realidade paulista através de mentalidades diferentes de integralistas, comunistas, revolucionários cristãos, ou, ainda, da arte através de doutrinadores da arte pura e da arte utilitária a serviço do povo”.

Encontre aqui obras novas, exemplares usados e semi-novos pelos melhores preços e ofertas. Compra online o livro Marco Zero - Livro 1: A Revolução Melancólica de na Fnac.pt com portes grátis e 10% desconto para Aderentes FNAC. Produto Novo Marco Zero II - Chão - Col. Obras Completas O romance Marco zero, de Oswald de Andrade, foi concebido como um conjunto de cinco livros.

Agenda e condimentos para o fim de semana. Segunda à Terça.

LIVROS RELACIONADOS