O Ócio Criativo

O Ócio Criativo - Masi,Domenico De | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Masi,Domenico De
DIMENSÃO
3,4 MB
NOME DO ARQUIVO
O Ócio Criativo.pdf
ISBN
5800617861398

DESCRIÇÃO

Domenico De Masi expôs suas idéias sobre a sociedade e o trabalho em diversos livros destinados aos amantes da Sociologia, como A Emoção e a Regra e O Futuro do Trabalho.Atento ao crescente interesse de um público mais amplo em seus conceitos e sua visão do futuro, De Masi elabora de forma acessível neste livro os temas da sociedade pós-industrial, do desenvolvimento sem emprego, da globalização, da criatividade e do tempo livre.****Em O Ócio Criativo Domenico De Masi elabora não apenas os temas da sociedade pós-industrial, do tempo livre e da criatividade, como também as questões da globalização, do desenvolvimento sem emprego, da feminilização, do declínio das ideologias tradicionais e dos sujeitos sociais emergentes.A conversa tem como pano de fundo uma profunda insatisfação com o modelo social elaborado pelo Ocidente, sobretudo pelos Estados Unidos, centrado na idolatria do trabalho, do mercado e da competitividade. A este é contraposto um novo modelo com as seguintes premissas:- baseado na simultaneidade entre trabalho, estudo e lazer- centrado mais no crescente tempo livre do que no tempo decrescente dedicado ao trabalho- atento à distribuição equânime da riqueza, assim como à sua produção de forma eficiente- militante pela redistribuição do tempo, do trabalho, da riqueza, do saber e do poder- no qual os indivíduos e a sociedade são educados para privilegiar a satisfação de necessidades radicais, como a introspecção, o convívio, a amizade, o amor e as atividades lúdicas.

Domenico De Masi expôs suas idéias sobre a sociedade e o trabalho em diversos livros destinados aos amantes da Sociologia. Já na segunda metade do século XX, a expressão ócio criativo foi consagrada pelo texto homônimo do sociólogo italiano Domenico De Masi (1938-), publicado originalmente em 1995. Nele, De Masi analisa a questão do ócio numa sociedade pós-industrial. Bem, o ócio criativo é uma proposta que visa unir atividades como trabalho, tempo livre e estudo, ou seja, ele é alcançado quando trabalhamos, nos divertimos e aprendemos ao mesmo tempo.

Para o sociólogo italiano, defensor do "ócio criativo" (conceito que coloca a plenitude da vida humana na intersecção entre trabalho, estudo e diversão), "desenvolvimento sustentável, literalmente, significa algo que possa ser prolongado. Livro Ócio Criativo. No livro Ócio Criativo (Sextante, 2000), Domenico explica que a alegria e satisfação pessoal em sua rotina são proporcionais à criatividade e à produtividade no trabalho.

LIVROS RELACIONADOS