Teoria Estética

Teoria Estética - Adorno,Theodor W. | Hoshan.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Adorno,Theodor W.
DIMENSÃO
12,76 MB
NOME DO ARQUIVO
Teoria Estética.pdf
ISBN
9400090923901

DESCRIÇÃO

Adorno, cujo ensino de Estética se estendeu ao longo dos anos 50 e 60, comporia, com a Teoria Estética, a Dialéctica Negativa e outra obra de filosofia moral que nunca chegou a ser concretizada devido à sua morte inesperada em 1969, um tríptico central da sua produção. A reflexão estética constitui para o autor o lugar nodal em que confluem e se entrecruzam todas as dimensões da reflexão sobre a sociedade contemporânea. É em torno da recusa de todo o tipo de fetichismos que se articula a estratégia teórica de Adorno em toda a sua obra. O autor, que durante toda a sua vida teve como principal preocupação a preservação da sua integridade intelectual e a continuidade da sua personalidade, encontrava na arte o potencial crítico capaz de libertar o sujeito da fraude da subjectividade. Teoria Estética constitui uma reflexão sobre a arte moderna, mais concretamente sobre a situação, estatuto e função da arte na era da sua autonomia, passível a partir do estabelecimento das relações de produção capitalista.

Nota: Comentários com linguagem ofensiva ou provocadora, ou que não expressem uma opinião sobre o livro ou sobre o seu autor, não serão publicados. A estética transformou-se, assim, em teoria do gosto, cujo problema central passou a ser o de saber como justificamos os nossos gostos. O SUBJECTIVISMO ESTÉTICO é a doutrina defendida por estes dois filósofos, embora com tonalidades diferentes. Adorno, cujo ensino de Estética se estendeu ao longo dos anos 50 e 60, comporia, com a Teoria Estética, a Dialéctica Negativa e outra obra de filosofia moral que nunca chegou a ser concretizada devido à sua morte inesperada em 1969, um tríptico central da sua produção. 7.

Categorias estéticas e sistemas estilísticos 4. Teoria e crítica do valor estético 4.1.

LIVROS RELACIONADOS