O Guarani

O Guarani - Alencar,José de | Hoshan.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Alencar,José de
DIMENSÃO
8,80 MB
NOME DO ARQUIVO
O Guarani.pdf
ISBN
5813318595304

DESCRIÇÃO

Inicialmente publicado como folhetim, no jornal Diário do Rio de Janeiro, entre 1º de janeiro e 20 de abril de 1857, O Guarani apareceu na estrutura de romance no fim deste mesmo ano, pela Tipografia Empresa Nacional do Diário. Obteve um grande sucesso naquele momento, destacando José de Alencar como o nosso grande autor romântico, aquele que estava mais engajado na ideia de uma literatura nacionalista e indianista. Na história de amor entre o índio Peri e a dama Cecília (Ceci) se encontra a concepção, muito questionada nos dia de hoje, de brasilidade para o autor: fomos formados pelas duas raças fortes – branca e indígena. A simbologia é muito forte: o brasileiro nato é uma mistura entre índios e brancos, havendo aí um doloroso “seqüestro” do elemento negro, negligenciado por Alencar como parte constitutiva da nossa formação. A Coleção Vozes de Bolso – Literatura Brasileira se propõe a trazer ao público um novo tipo de trabalho em torno de grandes clássicos da literatura de língua portuguesa. São todos textos já canonizados pela nossa tradição, porém com alguns “aditivos” que agregam valor e força aos mesmos.

José de Alencar, um dos grandes patriarcas da literatura brasileira, pelo volume e mensagem de sua obra, deu à ficção produzida no século XIX, um tratamento monumental. O Guarani se enquadra na categoria de romance histórico, que se passa durante o período da colonização brasileira."No pequeno jardim da casa do Paquequer, uma linda moça se embalançava indolentemente numa rede de palha presa aos ramos de uma acácia silvestre, que estremecendo deixava cair algumas de suas flores miúdas e perfumadas.Os grandes olhos azuis, meio cerrados, às vezes se ... Jornal O Guarani, Itararé. 3,054 likes · 28 talking about this.

Quarta obra de Alencar, porém, foi ela que tornou-o famoso. É um romance histórico, carregado de brasilidade, que trata da aculturação entre o europeu invasor e a cultura indígena. PDF Domínio Público O Guarani - José de Alencar Descrição do livro.

LIVROS RELACIONADOS