O Livro Negro da Psicanalise

O Livro Negro da Psicanalise PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
DIMENSÃO
11,33 MB
NOME DO ARQUIVO
O Livro Negro da Psicanalise.pdf
ISBN
4190915431466

DESCRIÇÃO

Motivo de polêmica na França em 2005, O livro negro da psicanálise chega ao Brasil e promete motivar um amplo debate sobre as teorias, até agora inabaláveis, forjadas por Sigmund Freud, e também sobre a própria psicanálise. No Brasil, o livro organizado originalmente por Catherine Meyer ganhou uma edição resumida pelas mãos da psicanalista Simone Perelson, que também assina a tradução. Com artigos, entrevistas e depoimentos, esta obra reúne os pensamentos de 23 autores, de diversos países, das áreas de história, filosofia, psiquiatria, psicologia, jornalismo e física. Os textos revelam e questionam as principais facetas da teoria e da prática freudiana e assim aproximar a discussão do grande público. “A publicação do livro negro da psicanálise levou os psicanalistas franceses a saírem de seus lugares que costumam ocupar – lugar de discussão quase exclusivamente com os pares – e a se dirigirem aos ‘outros’, aos leigos, à mídia”, destaca a organizadora da edição brasileira. Intelectuais do naipe da psicanalista e historiadora Elisabeth Roudinesco foram a campo contestar as ideias defendidas no livro. Os ataques empreendidos pelos autores apontam para uma série de inverdades sustentadas por Freud e destacam o declínio da psicanálise, ainda hegemônica na França, mas em declínio no restante do mundo. A eficiência da psicanálise é confrontada com outros métodos, com destaque para as chamadas TCC – terapias cognitivo-comportamentais. Expoentes desta vertente, como Jean Cottraux, criador do diploma de TCC na Universidade de Lyon I, assinam os textos e retomam o antigo conflito entre a tradição da teoria freudo-lacaniana e esta nova vertente.

Criticar a Psicanálise não é tarefa fácil, especialmente quando se trata de críticas construtivas, que genuinamente visam colaborar para o aprimoramento do que está sendo objeto ... Resenhar O livro Negro da Psicanálise não é tarefa fácil, menos ainda nesta versão recém-lançada no Brasil. Razões? Várias, a começar pelo tema, uma crítica feroz à psicanálise e ao seu "pai", Sigmund Freud, na forma de uma coletânea de artigos organizada por Catherine Meyer. O Livro Negro trata a psicanálise como "lenda freudiana" e promete ajudar o ocidente a se livrar dessa lenda.

Dentro do contexto de pesquisas com pretensões científicas cuja Coautor da obra "O Livro Negro da Psicanálise", lançado em 2005 e traduzido no Brasil em 2011, Van Rillaer questiona o trabalho de Freud através de um gigantesco de pesquisa. O LIVRO NEGRO DA PSICOPATOLOGI; O LIVRO NEGRO DA PSICOPATOLOGIA CONTEMPORÂNEA. Código: 9788576361039.

LIVROS RELACIONADOS