Psicoterapias

Psicoterapias - Leal,Isabel | Hoshan.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Leal,Isabel
DIMENSÃO
4,24 MB
NOME DO ARQUIVO
Psicoterapias.pdf
ISBN
2168103170661

DESCRIÇÃO

As psicoterapias são hoje um recurso para a vida quotidiana. Quase todas as pessoas, em algum momento da sua vida, decidem fazer ou são encaminhadas para uma psicoterapia. Por múltiplas razões, umas mais instrumentais, outras mais existenciais, umas mais circunstanciais e outras mais de fundo, quase todos nós somos confrontados com medos irracionais, dificuldades de contacto e relação a diferentes níveis, ambientes familiares ou profissionais disfuncionais, perdas significativas, entramos em zonas de sofrimento para as quais a resposta contemporânea mais efetiva se encontra na psicoterapia. Escolher uma dada psicoterapia ou encaminhar alguém para ela é ainda um tema difícil para a população em geral e mesmo para os técnicos de saúde ou das áreas das ciências sociais e humanas que, sabendo estar perante alguém que beneficiaria de acompanhamento psicoterapêutico, conhecem, no entanto, pouco das especificidades das diferentes psicoterapias. Este livro escrito por 41 terapeutas experientes, de relevantes sociedades científicas, e destinado a estudantes e profissionais de psicologia, saúde e educação mas, também, útil a outros interessados, pretende colmatar estas dificuldades ao mesmo tempo que permite uma panorâmica geral das mais importantes psicoterapias praticadas em Portugal.

As psicoterapias podem ser aplicadas em diversas abordagens, atualmente as mais comuns, ou seja as mais procuradas e mais ofertadas, tem sido a terapia cognitiva comportamental, terapia comportamental (behaviorista ou análise do comportamento) e psicanálise, tanto a freudiana como a junguiana. psicoterapias de apoio: a sugestão, o aconselhamento, o estabelecimento de limites, a revisão de tarefas diárias, o auxílio na solução de problemas, etc. Os psicanalistas consideram o apoio um instrumento de mudança direta, voltado mais para a conduta do que para modificações mais profundas da personalidade, e a serviço das psicoterapias repressivas, legítimas em algumas formas ... As psicoterapias são hoje um recurso para a vida quotidiana.

O trabalho presente serve de iniciação àquilo em que consistem algumas das mais importantes psicoterapias. Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais é uma obra indispensável a todos os que queiram aprofundar os seus conhecimentos sobre estas práticas terapêuticas e suas relações com outras abordagens clínicas e contextos de atuação. Psicoterapias: conceitos introdutórios para estudantes da área da saúde Aspectos históricos e conceituais A palavra psicoterapia tem origem nas pala-vras gregas Psykê (mente) e Therapeuein (curar), e desde o final do século XIX, vem sendo utilizada como uma forma de tratamento ('cura pela fala'). Suas origens remetem ao hipnotismo, espe- Psicoterapias Cognitivo Comportamentais de Terceira Geração com aplicabilidade clínica na dor crónica.

LIVROS RELACIONADOS