Da Solidão

Da Solidão - organizadores,Ver | Hoshan.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
organizadores,Ver
DIMENSÃO
10,76 MB
NOME DO ARQUIVO
Da Solidão.pdf
ISBN
8287644317609

DESCRIÇÃO

A solidão é um assunto que é concretamente presente na vida, mas, ao mesmo tempo, fugidio e inacessível. No livro Da solidão, organizado por Ana Maria Portugal, Gilda Vaz Rodrigues e Maria Auxiliadora Bahia, dez autores escrevem sobre o tema da solidão tendo a psicanálise como norte. Como enfatiza Ana Portugal, a partir da própria etimologia da solidão, trata-se do surgimento do “todo um”, do seule, do único que nos remete ao mundo dos que podem ser contados um a um, sem o conjunto ou quaisquer grupamentos identitários que nos proteja do infinito das possibilidades. A solidão passa a ser uma conquista a partir da qual algo pode ser inventado. Solidão necessária para aquele que escreve, solidão fundamental para o que exerce a tarefa do psicanalista, solidão apenas suficiente – às vezes intolerável ou então denegada – que acompanha o dia a dia da cada um, no contato com o mundo e com o outro em geral. Os autores que aqui escreveram não apenas privilegiaram aspectos teóricos, mas recorreram a poetas e escritores para se inspirarem a adotar uma maneira de dizer o impossível de ser dito. Foram assaltados pela escrita para suportar o insuportável, para criar mundos possíveis de serem vividos, a partir de uma nova inscrição da letra, aumentando as chances de convocar outros leitores.

Lugar despovoado e não frequentado pelas pessoas; ermo, retiro: retirar-se na solidão. Natureza ou característica desses lugares ermos: solidão dos mosteiros. Solidão é um sentimento no qual uma pessoa sente uma profunda sensação de vazio e isolamento.

A advertência parece ignorar que vivíamos um tempo já caracterizado pela fragilidade das relações sociais. Solidão é lava Que cobre tudo Amargura em minha boca Sorri seus dentes de chumbo Solidão, palavra Cavada no coração Resignado e mudo No compasso da desilusão. Viu Desilusão, desilusão Danço eu, dança você Na dança da solidão Viu Desilusão, desilusão Danço eu, dança você Na dança da solidão.

LIVROS RELACIONADOS