Psicanálise e Educação

Psicanálise e Educação - FILLOUX ,JEAN CLAUDE | Hoshan.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
FILLOUX ,JEAN CLAUDE
DIMENSÃO
6,63 MB
NOME DO ARQUIVO
Psicanálise e Educação.pdf
ISBN
7607849591435

DESCRIÇÃO

A psicanálise consiste fundamentalmente na interpretação, por um psicanalista, dos conteúdos do inconsciente, das ações e produções imaginárias de uma pessoa, com base nas associações livres e na transferência. O diagnóstico, os aspectos orgânicos (e a leitura organicista) e o tratamento dessas crianças são contemplados de uma maneira imparcial e critica, permitindo ao leitor interessado, uma ampliação dos conhecimentos, facilitando a apresentação de três instituições que atuam por meio do "casamento" - termo cunhado pela autora - entre a Psicanálise e educação especial. Psicanálise e Educação, juntos, encontram um importante ponto de diálogo ao tornar o desenvolvimento humano e os desafios desse processo como objeto de estudo. A relação da Psicanálise com a Educação tem seus primórdios com Sigmund Freud, que observou pontos em comum entre ambas, ou mesmo de discordância, entre as especificidades dos campos de conhecimento aqui mencionados. | Tempo de leitura: 10 minutos A psicologia da educação é uma subárea de conhecimento dentro da psicologia, que tem como função a produção de saberes relativos aos fenômenos psicológicos constituintes do processo educativo. Estudar psicologia da educação ou psicologia educacional é compreender o processo de ensino e aprendizagem. Diferentemente da Psicologia da Educação /Educacional, a Psicologia Escolar é definida pelo âmbito profissional com um campo de ação determinado, ou seja, é a escola e as relações que aí se estabelecem; baseia sua atuação nos fundamentos teóricos adquiridos através da Psicologia da Educação e por outras subáreas da psicologia necessárias para o desenvolvimento das atividades (ANTUNES 2007, apud BARBOSA, 2012 p.

A esta unidade curricular correspondem 7,5 ECTS . A designação escolhida faz referência direta às áreas do conhecimento da Psicologia da Educação e explicita, simultaneamente, a A dinâmica da psique e os mecanismos de defesa A contribuição de Freud na educação é tamanha, e parte disso está justamente em compreender os mecanismos de defesa da psique humana e as fases de desenvolvimento cognitivo deste.

LIVROS RELACIONADOS