Contribuições da Psicologia para a Educação

Contribuições da Psicologia para a Educação - Montoya,Adrian Oscar Dongo | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Montoya,Adrian Oscar Dongo
DIMENSÃO
5,41 MB
NOME DO ARQUIVO
Contribuições da Psicologia para a Educação.pdf
ISBN
6904703690490

DESCRIÇÃO

É evidente a contribuição da ciência psicológica para as tarefas da Educação, sobretudo se levarmos em conta a quantidade e a qualidade de conhecimentos científicos acumulados sobre as diferentes dimensões da ação humana: processos e relações afetivas, cognitivas, morais, estéticas etc. A ação educacional no Brasil e no mundo, nos últimos tempos, tem outorgado um papel de destaque aos estudos psicológicos sobre a aquisição e o desenvolvimento dos conhecimentos na perspectiva psicogenética e construtiva. Apesar de esses estudos, realizados no século XX, terem mostrado a sua força explicativa em relação às mais diferentes áreas do conhecimento (matemática, lógica, física, biologia, ética, estética, fenômenos sociais etc.), eles ainda não são suficientemente conhecidos nos seus verdadeiros alcances para os problemas da educação. Querendo ganhar, então, maior profundidade de análise no campo da psicologia que se relaciona com as questões educacionais, os textos aqui organizados se centralizam em certos assuntos e conteúdos críticos na conjuntura educacional atual, os quais podem contribuir para a reflexão e para a prática da ação escolar.

A Psicologia faz com que o educador reflita na sua importância como educador e também proporciona suporte às mudanças na práxis do educador que possui valores éticos e compromisso profissional com seus educandos. Tradicionalmente, o que temos verificado através dos livros, manuais ou das práticas educacionais que são realizadas nas escolas, a vinculação da Psicologia e da Educação tem privilegiado o interesse pela aprendizagem e ensino, ou seja, a Psicologia tem oferecido importante contribuição à Educação por meio de parte do conhecimento produzido de teorias psicológicas a respeito do ... Possíveis contribuições da psicologia para a educação sexual em contexto escolar 439 Altmann (2007, p. 3) aponta a sexualidade como: importante foco de investimento político e instrumento de tecnologia de governo", e con-sidera o espaço escolar como privilegiado para o controle e exercício do poder, do biopoder2, A psicologia da educação é uma subárea de conhecimento dentro da psicologia, que tem como função a produção de saberes relativos aos fenômenos psicológicos constituintes do processo educativo..

3) aponta a sexualidade como: importante foco de investimento político e instrumento de tecnologia de governo", e con-sidera o espaço escolar como privilegiado para o controle e exercício do poder, do biopoder2, A psicologia da educação é uma subárea de conhecimento dentro da psicologia, que tem como função a produção de saberes relativos aos fenômenos psicológicos constituintes do processo educativo.. Estudar psicologia da educação ou psicologia educacional é compreender o processo de ensino e aprendizagem.

LIVROS RELACIONADOS