Corpos Deslocados - Cartografias da Loucura

Corpos Deslocados - Cartografias da Loucura - Lobo,Andréa Maria Carneiro Lobo,Andréa Maria Carneiro | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Lobo,Andréa Maria Carneiro Lobo,Andréa Maria Carneiro
DIMENSÃO
12,40 MB
NOME DO ARQUIVO
Corpos Deslocados - Cartografias da Loucura.pdf
ISBN
2882675405837

DESCRIÇÃO

O livro “Corpos Deslocados - Cartografias da Loucura” aborda a problemática da captura discursiva dos afetos, dos comportamentos e dos corpos tidos como dissonantes bem como de possíveis estratégias de resistência. Os textos com suas variadas abordagens possuem em comum a preocupação de tematizar como a psique, o corpo e suas manifestações entram no terreno da narrativa e do pensamento. São as andanças para fora das margens dos discursos usuais sobre o corpo o traço típico deste livro. As narrativas não tratam dos corpos em sua condição de verdade, mas como as produções discursivas e as práticas que neles atuam, realizam sua condição de deslocados – e também de resistentes. Como um dos nortes mais claros deste livro caracteriza-se pela fuga de uma descrição ou explicitação do corpo para tratar dos corpos que são postos a funcionar pelas mãos das descrições e explicitações que lhes desenham, vários textos usam como referencial o pensamento de Michel Foucault. Também os textos que caminham pela Psicologia, pela Psicanálise, pelas análises de tratamentos concretos dispensados aos corpos e seus transtornos mentais, olham com suspeita o campo da “verdade” sobre o corpo. Todos projetam o cuidado e a sensibilidade de questionar as circunstâncias e as condições de inscrição na realidade do chamado corpo deslocado. O deslocamento, assim, longe de ser uma condição do corpo, seria a forma de sua aparição, enviesada pelos saberes que o dizem e que sobre ele atuam. Alguns textos não partem dessas constatações, mas chegam a elas pela via da exposição do incômodo dos corpos deslocados e dos tratamentos a eles dispensados.

Cartografas de Foucault Durval Muniz de Albuquerque Júnior Alredo Veiga-Neto Alípio de Souza Filho (Organizadores) C... Veja o perfil de Daniele Cristiane MirandaDaniele Cristiane Miranda no LinkedIn, a maior comunidade profissional do mundo. Daniele Cristiane tem 1 vaga no perfil.

Actualmente, a Cartografia é uma unidade curricular do 1º ano (e 1º semestre) da Licenciatura em Geografia, 41 Cartografias homoafetivas na espacialidade da urbe: ... Carmen Lúcia Soares 83 Michel Foucault e os paradoxos do corpo e da história.

LIVROS RELACIONADOS