Totem e Tabu - Um Mito Freudiano - Col. Para Ler Freud

Totem e Tabu - Um Mito Freudiano - Col. Para Ler Freud Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
DIMENSÃO
8,66 MB
NOME DO ARQUIVO
Totem e Tabu - Um Mito Freudiano - Col. Para Ler Freud.pdf
ISBN
9444362893905

DESCRIÇÃO

Totem e Tabu oferece um interessante diálogo com a antropologia. Caterina Koltai comenta de forma crítica uma dos mais polêmicos textos de Freud. Eles marcam uma transição no interesse do psicanalista que passou a pensar sobre as origens da cultura e da moral e suas influências na psique. A socióloga reflete sobre antigos debates empreendidos por nomes como Lacan e Lévi-Strauss sobre a relação entre Totem e Tabu e a antropologia.

Sabemos que esse conceito é abordado por Freud, através de análises antropológicas na sua magistral obra denominada "Totem e Tabú"(1912/13). "Totem e Tabu, que é um texto de uma ousadia intelectual inédita em que, pela primeira vez, Freud afirma que tem algo a dizer sobre um assunto que a principio não seria agraciado pela área da psicanálise que é a gênese dos totens e os tabus", comenta o professor. Freud para dar conta da complexidade do sujeito, afirmando existir uma história da espécie que ecoa em cada indivíduo a partir de sua filogênese. A terceira vertente nos remete a uma "fábula" - como sugere Roudinesco e Plon (1998, p.758) - forjada sobre o nascimento da cultura e seus interditos, como exemplifica o texto de Totem e ... Totem e Tabu Resenha Giovanna A.

Marca: Civilização Brasileira. Autor: Caterina Koltai Editora: Civilização Brasileira Coleção: Para Ler Freud Ano: 2018 / 3ª edição Nº páginas.: 127 Categoria Principal: Freud.

LIVROS RELACIONADOS