Fedro

Fedro - Platão | Hoshan.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Platão
DIMENSÃO
4,81 MB
NOME DO ARQUIVO
Fedro.pdf
ISBN
8621808811989

DESCRIÇÃO

Sócrates e Fedro, sob um plátano copado, conversam sobre a retórica, ou melhor, a genuína arte de bem falar, que se deve basear na filosofia. Como esta é um dom de Eros, Platão necessita, para a boa compreensão da conversa, de expor a sua teoria sobre o amor. Através da dialéctica, o amante parte da beleza corpórea não só para a beleza ideal mas também para a Verdade, Sabedoria, para toda a hierarquia das ideias, transformando-se no filósofo.

Sócrates pergunta a Fedro sobre o que conversaram e Fedro convida-o a um passeio para que possam conversar sobre o assunto tratado com Lísias. Deste modo, Fedro, como introdutor da fábula na literatura latina, redigia suas fábulas, normalmente sérias ou satíricas, tratando das injustiças, dos males sociais e políticos, expressando as atitudes dos fortes e oprimidos, mas ocasionalmente breves e divertidas, explicando-nos, todavia, porque teve tanto sucesso, séculos depois, pela sua simplicidade, na Idade Média. ´Fedro´ trata da retórica e da escrita, do amor e da alma, tudo num estilo literário que inclui discursos, mitos e orações. A cena se passa em ambiente bucólico, longe do rebuliço bulício da cidade. Fedro' trata da retórica e da escrita, do amor e da alma, tudo num estilo literário que inclui discursos, mitos e orações.

Fabulista latino, liberto de Augusto, de seu nome Phaedrus ou Phaeder. São conhecidas algumas dezenas de fábulas da sua autoria, escritas com maestria em verso jâmbico.

LIVROS RELACIONADOS