Pesares E Saudades - Restos De Universos Que Me Foram. Volume 2

Pesares E Saudades - Restos De Universos Que Me Foram. Volume 2 Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
DIMENSÃO
7,9 MB
NOME DO ARQUIVO
Pesares E Saudades - Restos De Universos Que Me Foram. Volume 2.pdf
ISBN
5776699957823

DESCRIÇÃO

Neste livro de memórias (o segundo), reporto-me ao período dos seis aos dezesseis anos de minha vida, de 1960 a 1969, no meio rural do município de São Pedro dos Ferros, situado na Zona da Mata mineira, a leste de Ouro Preto. Tento d/escrever as vivências de uma população lavradora, especialmente de minha família, em suas relações patronal, familiar e de vizinhança; em suas práticas laboral, religiosa e lúdica. Porém, não se trata de um relato sociológico, e sim, de uma narrativa que procura traduzir em palavras as marcas que aquelas experiências, vistas e vividas, imprimiram em minha subjetividade. O trabalho e a escola, iniciados concomitantemente aos seis anos de idade, são partes relevantes dessas experiências.

Pois, sinto falta do seu perfume, do seu jeito, Saudades de tudo, de pessoas em que disseram que estariam comigo até o fim, e eu as vi me dando as costas quando mais precisei, saudades de pessoas verdadeiras que eu acho que na qual existem 5 e olhe lá, saudades de amigos e amigas que eu vi partirem, saudades simplesmente de TUDO. Até dos momentos que não foram tão bons, pois afinal ... Será que me permitem passar os restantes e depauperados 4,11% dos dias em paz e sossego, a recarregar baterias, a ler e a escrever, e sem o mais leve vestígio de problemas de consciência, nem a menor saudade, nem o mais ínfimo suspiro, nem nadica de nada que não seja uma vaga lembrança e um estado de perfeita solidão e espírito zen? Sou uma mãe de três, e sou um exemplo de "vinte e cinco anos depois".

9. Temos uma trova portuguesa, de autor desconhecido, definindo a saudade Vamos recordar um pouco mais, e… como não há duas sem três, aqui está a terceira e última parte destas crónicas.

LIVROS RELACIONADOS