Curare

Curare - Corona,Ricardo | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Corona,Ricardo
DIMENSÃO
4,76 MB
NOME DO ARQUIVO
Curare.pdf
ISBN
5101125778941

DESCRIÇÃO

Selecionado pelo Programa Petrobras Cultural para Bolsa de Produção Literária e publicado pela Editora Iluminuras, Curare é um livro de etno poesia (a partir do conceito dado por Jerome Rothenberg para dilatar o que se entende por poesia no âmbito da literatura). Trata-se de um extenso poema dividido em fragmentos autônomos que se relacionam densamente com um lugar étnico-afetivo: Entxeiwi. Com essa expressão, que se avizinha a ‘bom-dia’, Tikuein – apelido de José Luciano da Silva – ou Nhangoray (Mão Pelada), seu nome indígena (do grupo Xetá), falecido em 2009 e um dos últimos falantes da língua Xetá, iniciava uma conversa com o espelho. É com esse lugar étnico-afetivo que o poema se relaciona, lugar que foi rito oral e exercício-limite para alguém que se encontrava como um dos últimos falantes de uma língua. Mas é uma relação disseminadora, pois uma língua nunca morre, porque não há língua, mas línguas, sempre línguas. Assim, a expressão ‘entxeiwi/bom-dia’, no livro Curare, apresenta-se como uma variante livre do sentido ‘carpe diem’ (Horácio), vulgarmente traduzido por ‘viver o dia’. Se o gesto ‘carpe diem’ busca dizer o que se esgota no instante presente, uma expressão para o ‘viver o agora’, dizer ‘entxeiwi’ ao espelho, em uma língua esquecida, pode nos abrir o sentido poético desta língua, sentido este que está em todas as línguas. Que é também o lugar da tradução, do double bind. É desse lugar que Curare se abre feito ‘brecha escancarada’ em sua própria cosmogonia.

Contudo o veneno, somente funciona no sangue, o envenenamento de animais não causava efeitos nocivos, ... tradução curare em Português, dicionário Italiano - Português, consulte também 'curare',curiosare',censurare',cursore', definição, exemplos, definição Orlando Silva - Curare (Letra e música para ouvir) - Você tem boniteza / E a natureza / Foi que agiu / Como esses óio de índia / Curare no corpo que é bem Brasil / Tu és toda Bahia / É a flor do mocambo Curare and Kai-Ro grew up together as surrogate siblings unfortunately, their views on life differed. Kai-Ro was happy with his life at the ashram but Curare viewed the temple as a cage and the monk elders as her keepers.

Apresenta-se como um líquido resinoso espesso, preto, que logo se torna uma massa dura e quebradiça. Definição de curare O curare é um veneno poderoso extraído de algumas plantas, utilizados pelos indígenas da Amazônia para caçar, molhando as pontas das suas flechas nesta substância para paralisar a sua presa. O curare é capaz de paralisar diversos músculos, entre eles o músculo respiratório causando a morte por asfixia do animal ou da pessoa envenenada, em caso de ausência de ... Significado de curare.

LIVROS RELACIONADOS