Psicologia Social e Politicas Publicas / Scarcelli

Psicologia Social e Politicas Publicas / Scarcelli - SCARCELLI SCARCELLI | Hoshan.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
SCARCELLI SCARCELLI
DIMENSÃO
10,4 MB
NOME DO ARQUIVO
Psicologia Social e Politicas Publicas / Scarcelli.pdf
ISBN
9363300746654

DESCRIÇÃO

Este livro sistematiza um conjunto de problematizações que emergem na confluência entre a psicologia social e as políticas públicas, a partir de reflexões ligadas ao campo da saúde, e sobre os efeitos dessas políticas na vida das pessoas. O objetivo é identificar aspectos, discriminar dimensões, delimitar âmbitos que possam ser úteis na análise das políticas públicas e das práticas delas decorrentes, com base em uma leitura fundamentada na psicologia social postulada por Enrique Pichon-Rivière. Para delimitar dimensões e outros tipos de discernimento frente aos fenômenos estudados, é proposto um recurso metodológico que se delineia em quatro âmbitos - político-jurídico, social-cultural, teórico-conceitual e técnico-assistencial - que subsidia a formulação de hipóteses interpretativas que consideram a dialética sujeito/contexto vincular (social) no fenômenos realcionados aos grandes e pequenos grupos.

Professora Associada ... Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia social, políticas públicas, saúde coletiva, saúde mental, formação e processos participativos.

Porém, para alguns estudiosos a comparação de Psicologia Social e Sociologia não são tão simples, por se constituir de campos independentes que ... As políticas públicas para juventude a partir dessa tomada e desse chamamento por outras áreas do "saber", o saber jurídico, por exemplo, incitaram a psicologia pensar suas práticas. As vezes a psicologia se colocou como saber que contem o jovem, depois pensando sobre seu fazer, viu que ali estava alocado um ambiente de disciplina, e que a psicologia estava servindo para isso também. Apesar dessa visão da atuação do psicólogo ainda ser muito forte, vemos hoje a psicologia mais próxima da realidade social, atuando junto ao cidadão e estando presente nas políticas públicas.

LIVROS RELACIONADOS