O Presidente Negro

O Presidente Negro - Lobato,Monteiro | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Lobato,Monteiro
DIMENSÃO
11,27 MB
NOME DO ARQUIVO
O Presidente Negro.pdf
ISBN
5018202054504

DESCRIÇÃO

Este é o único romance adulto de Monteiro Lobato, que aborda, dentre outros temas, a segregação racial, o feminismo e os debates do início do século XX. O cobrador Ayrton alcança o sonho de possuir seu veículo, porém sofre um acidente e é salvo pelo professor Benson, que descobre uma máquina em que se pode ver o futuro. Assim, Ayrton e Jane, filha de Benson, acompanham as eleições presidenciais dos EUA em 2228, em que o candidato negro James Roy Wilde é eleito.

Nele, estão impregnadas ideias eugenistas que, ao meu ver, carregam o lastro responsável pelas políticas públicas que vemos hoje no país, além de desvendar os motivos pelos quais nossa sociedade é sim (!) — imensamente — racista. O Choque das Raças ou O Presidente Negro, foi o único romance adulto escrito por Monteiro Lobato, e publicado em 1926 em folhetins no jornal carioca "A Manhã". Este livro tinha o subtítulo "Romance americano do ano 2228".

Há três personagens do "presente" ― Professor Benson, sua filha Miss Jane e Ayrton Lobo, por eles socorrido após um acidente ― e três "futuros", cujo conflito consiste na trama principal e justifica a obra. De acordo com uma publicação que está a circular no Facebook, Barack Obama não foi o primeiro presidente negro dos EUA, mas sim John Hansen que supostamente terá sido "presidente do Congresso Continental" entre 1781 e 1782. Verificação de factos. Ele foi o sétimo presidente brasileiro da Primeira República e o primeiro negro a ocupar o cargo.

LIVROS RELACIONADOS