Caos Urbano

Caos Urbano - Lara,António de Sousa | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Lara,António de Sousa
DIMENSÃO
11,79 MB
NOME DO ARQUIVO
Caos Urbano.pdf
ISBN
5216368131372

DESCRIÇÃO

Quando um fenômeno disruptivo abala a ordem social, seja ele de origem natural ou humana, e o sistema não tem capacidade para o resolver de forma autônoma, encontramo-nos perante um cenário de crise, tipicamente gerador de estados de turbulência, instabilidade e imprevisibilidade. Em zonas densamente povoadas, nomeadamente nas cidades, o impacto de uma crise torna-se proporcionalmente avassalador, com os seus efeitos a fazerem-se sentir na população sob a forma de ansiedade, medo e irracionalidade. Em consequência, os efeitos de destruição e degradação propagam-se aos sistemas, sejam eles políticos, sociais, econômicos ou mesmo de segurança, num fluxo contínuo inerente à própria evolução da crise. Instala-se o caos urbano. Proliferam os comportamentos subversivos – mais como produtos da evolução da crise do que como a sua causa – e, a par deles, emergem questões que requerem resposta igualmente pronta. Como se deverá intervir? Quem deverá assumir a gestão da crise, travando ou minimizando os efeitos de caos? Poderá este papel adotar simultaneamente uma vertente preventiva e outra prospetiva? Partindo de um modelo teórico de evolução da crise, e através da sua aplicação na análise exaustiva de diversos exemplos de crise contemporâneos, este livro apresenta o Estado como a entidade acertada para assumir essa responsabilidade. Ao adotar uma posição preponderante na gestão de crise e caos urbano baseada em estratégias de intervenção delineadas a priori, o Estado deverá ter a capacidade para controlar o impacto destes fenômenos na sociedade, utilizando-os em seu proveito como catalisadores na promoção da coesão social e na manutenção do status quo. Este livro traz-nos uma nova perspetiva sobre modelos prospetivos que, tornando-se ferramentas ao serviço das Ciências Sociais, lhes conferem maior utilidade na sociedade.

Tamoios, São Gonçalo (RJ), ano 16, n. 1, Especial COVID-19.

Tais ocorrências podem ser interpretadas como consequência dos ditos "desastres naturais". Todavia, não é difícil perceber que ano a ano estes eventos estão se tornando cada vez mais freqüentes e, suas ... [No Brasil,] O ambiente visual urbano é caótico e disforme, a divulgação cultural parece calculada para tornar o essencial indiscernível do irrelevante, o que surgiu ontem para desaparecer amanhã assume o peso das realidades milenares, os programas educacionais oferecem como verdade definitiva opiniões que vieram com a moda e desaparecerão com ela. reforma agrÁria, caos urbano, agronegÓcio e pandemia O sistema agroalimentar dominante, baseado em extensas monoculturas e criação de animais em larga escala, tem contribuído para multiplicar epidemias, em função da destruição de ambientais florestais e da proliferação de pragas e novos patógenos. Pré-visualização de "Caos Urbano", um livro que se constitui como um excelente instrumento para a gestão de crises e situações de instabilidade em zonas densamente povoadas. CAOS URBANO oferece 8 músicas para ouvir no Palco MP3. O caos no trânsito agravou-se nas últimas décadas graças à maior concentração de pessoas nas cidades, à falta de planejamento urbano, aos incentivos à indústria automotora e ao maior poder de consumo das famílias. CAOS URBANO.

LIVROS RELACIONADOS