Razão Contraditória, a

Razão Contraditória, a - Jean-Jacques Wunenburger | Hoshan.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Jean-Jacques Wunenburger
DIMENSÃO
12,94 MB
NOME DO ARQUIVO
Razão Contraditória, a.pdf
ISBN
8036944503173

DESCRIÇÃO

Estaremos nós, hoje, em plena crise da razão, como julgam tantos espíritos avisados e esclarecidos? Assistimos a um regresso em força do irracional? Ou existirá, pelo contrário, um novo tipo de razão que permitirá compreender melhor a complexidade do real, sem que para tal tenhamos de renunciar a explicálo de modo inteligível e organizado? O renascimento do Fantástico não implica o caos, mas uma outra ordem, uma outra lógica. Esta obra pretende, precisamente, trazer à luz do dia procedimentos intelectuais que privilegiam um pensamento plural, princípios de antagonismos e lógicas da contradição e do paradoxo. Razão contraditória que foi frequentemente recalcada pelo tipo de racionalidade dominante, constituiu, no entanto, a marca dos pensamentos présocrático e neoplatónico da revolução renascentista e da filosofia da natureza dos românticos. Recuperando esta herança, cuja extrema modernidade é de surpreender, a racionalidade contemporânea pode recuperar

supressão dos campos da fé e da razão, admitindo que a via do conhecimento seguro é dada pela matemática. necessidade de unidade entre razão e fé, visto que ambas buscam a verdade e esta não pode ser contraditória.

Artigo 14.º 3º Em 21 de Setembro a exequente arguiu a nulidade deste despacho invocando a violação do princípio do contraditório e requerendo a sua notificação para se pronunciar sobre a competência do tribunal em razão da matéria. 4º A arguição de nulidade foi indeferida por despacho de 8 de Janeiro de 2018.

LIVROS RELACIONADOS