A Pérola e a Ostra

A Pérola e a Ostra - Janeiro,Cássia | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Janeiro,Cássia
DIMENSÃO
6,63 MB
NOME DO ARQUIVO
A Pérola e a Ostra.pdf
ISBN
5728992003408

DESCRIÇÃO

“Os poemas de Cássia Janeiro se equilibram bem entre a capacidade de compor e a capacidade de fazer sentir, porque a sua composição parece aderir ao fluxo da emoção, como se o verso brotasse de uma fusão inextricável da vibração pessoal com o desejo de alcançar o outro por meio da linguagem ordenada. [...] Direta e penetrante, ela sabe ligar o pólo do eu ao pólo do outro e do mundo, porque, por mais forte que seja a sua mensagem carregada de paixão, freqüentemente de dor, há nela a forte vocação do diálogo, sem o qual o poeta não se configura. E quem escreve poemas como Cássia Janeiro é poeta plenamente configurado.” Antonio Candido “Quem só vê as presenças só vê a beleza redonda da pérola. Não vê a dor que a fez nascer. Acontece também com os poemas: a sua beleza não nos deixa ver que, além da poesia, existe a dor que a própria poesia não consegue dizer. [...] Por que será que a Cássia foi fisgada pela metáfora da ostra e da pérola? Porque essa é uma metáfora dela mesma. Os seus poemas são pérolas. Mas dentro da ostra está a dor...” Rubem Alves

As pérolas são feridas curadas. Pérolas são produtos da dor; resultados da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou um grão de areia.

Ou seja, uma ostra que não foi ferida não produz pérolas. As pérolas são produtos da dor, mas mais que isso, a pérola é uma ferida cicatrizada! Todos nós já nos sentimos feridos ou magoados, por exemplo, pelas ... A Pérola E A Ostra.

LIVROS RELACIONADOS