Análise Do Discurso E Literatura

Análise Do Discurso E Literatura - Rosa,Ismael Ferreira | Hoshan.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Rosa,Ismael Ferreira
DIMENSÃO
3,65 MB
NOME DO ARQUIVO
Análise Do Discurso E Literatura.pdf
ISBN
1411465970156

DESCRIÇÃO

Esta obra objetiva analisar as inscrições discursivas no interior do romance As horas nuas, de Lygia Fagundes Telles, a partir da teoria da Análise do Discurso e dos estudos dialógico polifônicos de Mikhail Bakhtin. Intentou-se investigar como as diferentes vozes enunciativas e a multiplicidade de sujeitos discursivos compuseram as inscrições discursivas constituintes constitutivas no romance. Propondo o dispositivo analítico-metodológico da quintessência em duplo-hélice, evidenciou-se o processo instituído ao longo da narrativa: a constituição de formas-sujeito no âmago de suas inscrições discursivas e atravessamentos interdiscursivos, imbricados no intradiscurso em relação dialógico-polifônica. Isso fez com que se instaurassem e se firmassem consciências autônomas, as quais, no crivo de suas vozes próprias, significaram, significando-se, construindo identidades presente-passado-futuras. Foi no ínterim de relações de espelhamento, refletindo versos e reversos, e de relações de outricidade, refletindo um outro eu e uma projeção de um eu, que sujeitos e sentidos foram produzidos, tornando essa narrativa telliana uma enunciação estética tão interpeladora e singular!

que serão nosso objeto de análise. É fundamental observar os recursos linguísticos empregados em cada tipo de discurso para assim classificá-los corretamente.

É frequentemente utilizada para analisar textos da mídia e as ideologias que os produzem. Análise do Discurso é tida como uma prática de análise do estudo lingüístico, existente no campo da comunicação. Ela consiste na análise da estrutura de um dado texto, seja ele verbal ou não-verbal, e suas respectivas preocupações. ANÁLISE DO DISCURSO E LITERATURA.

LIVROS RELACIONADOS