A Escola De Gramsci

A Escola De Gramsci - Nosella,Paolo | Hoshan.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Nosella,Paolo
DIMENSÃO
12,45 MB
NOME DO ARQUIVO
A Escola De Gramsci.pdf
ISBN
8894428050478

DESCRIÇÃO

A escola de Gramsci' é uma obra que traz uma contribuição inestimável ao desenvolvimento de uma concepção crítica de educação em nosso meio. E só poderia ser escrita por Paolo Nosella, dada a sua condição de um cidadão ítalo-brasileiro inserido ativamente nas lutas político-educativas travadas pelos educadores brasileiros ao longo do último quartel do século XX. (...) Seu compromisso com a nossa luta por uma educação qualitativamente consistente para toda a população brasileira ficaria mutilado sem uma obra como esta. Com este belo e estimulante livro, Paolo honra seu compromisso. Trata-se de um trabalho que não poderia ficar fora de circulação. É, pois, em boa hora que vem a público esta edição de “A escola de Gramsci”. Sua divulgação é mais do que oportuna, em vista dos percalços políticos, sociais, econômicos, culturais e educativos pelos quais estamos passando no momento presente. As categorias construídas por Gramsci e, em especial, a lição de método que nos proporcionou nos iluminam no enfrentamento dos mencionados percalços. E este precioso livro nos esclarece sobre o modo como as categorias e o método de Gramsci operam no campo da educação, proporcionando-nos uma visão de escola mais adequada à formação de homens verdadeiramente livres. Dermeval Saviani

Costa. Tayna Ananias Introdução (Felipe) A escola, para Gramsci, necessita de uma organização em que as atitudes tomadas, sejam equilibradas e efetivamente exista um relacionamento constante entre o trabalho manual, técnico, industrial e o trabalho intelectual. A ESCOLA DE GRAMSCI: VINTE E DOIS ANOS DEPOIS1 Paolo Nosella2 Resumo O texto é uma releitura crítica do livro A escola de Gramsci, publicado em 1992.

Esse importante pensamento de Gramsci, fez com que se motivasse pelos assuntos de cultura, a formação dos intelectuais na sociedade e acaba elaborando um tratado sobre os intelectuais. dirigidas por Gramsci à escola italiana de sua época estão presentes na educação brasileira e que a construção de uma escola única, que contemple formação humanista e formação para o trabalho, constitui-se, ainda, um objetivo a ser alcançado. Palavras-Chave: Escola Unitária, Educação Profissional, Políticas Educacionais A Escola de Gramsci A importância histórica do conflito da primeira guerra é percebida por Gramsci.

LIVROS RELACIONADOS