Caminhos do Divino - Festa e Cultura Popular Em São Luiz do Paraitinga e Lagoinha

Caminhos do Divino - Festa e Cultura Popular Em São Luiz do Paraitinga e Lagoinha - Silva,Adriana de Oliveira | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Silva,Adriana de Oliveira
DIMENSÃO
12,2 MB
NOME DO ARQUIVO
Caminhos do Divino - Festa e Cultura Popular Em São Luiz do Paraitinga e Lagoinha.pdf
ISBN
6601560073872

DESCRIÇÃO

Brechas no cotidiano para reforçar ou negar a ordem social, construir identidade e memória e acabar com a indiferença, as festas criam um tempo e um espaço de imaginação e liberdade. Neste livro, somos convidados à Festa do Divino e, participando de seus pousos, folguedos, cortejos, banquetes, instantes de riso e choro, imaginamos os modos de vida da população do campo (e da cidade) no Brasil do século XXI. Mergulhando na experiência de uma festa tradicional que celebra a misericórdia de Deus ao enviar o Divino Espírito Santo e a generosidade do Divino e dos homens entre si, a autora mostra como o campo pode ser entendido como um tempo e um lugar de construção do futuro, justamente porque sua população se esmera em celebrar suas antigas tradições. Atualmente, a Festa do Divino e as festas populares em geral podem assumir um papel educativo e libertário. Por meio delas, o povo pode educar as elites ou mesmo transcendê-las ao construir a própria história para além da história de submissão e, assim, criar um tempo de diversidade e irmandade, em que o dom mais importante é saber dar, receber e retribuir. Esse também é o dom do Divino Espírito Santo - ensinamento que a experiência e a tradição festiva das populações do campo não nos deixam esquecer.

Apesar de suas raízes religiosas, vários elementos populares foram incorporados à festa como a figura do Imperador, o levantamento do mastro e queima de fogos de artifícios. Em... Pousada em São Luiz do Paraitinga:.

O webdocumentário é fruto de seis anos de trabalho da fotógrafa Andrea Goldschmidt. Projeto da artista Andrea Goldschmidt, premiado pelo ProAC, será lançado neste sábado (27/06) com acervo inédito, interatividade e tecnologia, além de uma abrangente programação de lives Um olhar artístico e sensível à diversidade das manifestações, cores, danças, músicas, gastronomia, fé, tradição e religiosidade. E a inquietação de oferecer essa experiência às pessoas ... "Caminhos do Divino", lançado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, promove neste sábado (15), às 10h, no perfil do projeto no Facebook, a live "Origens e histórias culturais da festa", sobre a Festa do Divino de São Luiz de Paraitinga (SP), com a participação do historiador e ex-festeiro João Rafael Coelho Cursino dos Santos Pesquisas sobre cultura e patrimônio imaterial.

LIVROS RELACIONADOS