O Livre-Arbítrio

O Livre-Arbítrio Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
DIMENSÃO
4,1 MB
NOME DO ARQUIVO
O Livre-Arbítrio.pdf
ISBN
3182113242016

DESCRIÇÃO

Tomás de Aquino (1225 – 1274), filósofo e teólogo dominicano escreveu diversas obras e, entre as mais importantes, contamos as famosas Questões Disputadas, fruto de uma metodologia original e própria da atividade acadêmica da universidade medieval. Delas derivam as mais célebres contribuições do tomismo para a filosofia e a teologia. Este livro, O livre – arbítrio, é um tradução inédita em português da questão 2 das Quaestiones disputatae De Veritate, composta por 15 artigos. Nesta obra, Tomás investiga a natureza do livre – arbítrio e sua relação com as criaturas, especialmente com os homens. Trata também do problema do mal, do modo como o homem pode desejar o bem na vida presente e da necessidade da graça para a felicidade perfeita.

− Concepção indeterminista do livre-arbítrio, que alia o indeterminismo moderado ao libertarismo. − Concepção determinista do livre-arbítrio, que alia o determinismo moderado ao libertarismo de segundo tipo.

Deus nos deu o livre-arbítrio. Livre-arbítrio ou livre-alvedrio são expressões que denotam a vontade livre de escolha, as decisões livres dada por Deus ao homem. [1] O livre-arbítrio também pode ser uma crença que defende que a pessoa tem o poder de decidir [2] as suas ações e pensamentos segundo o seu próprio desejo, crença e/ou valores da morte.

LIVROS RELACIONADOS