Historia Economica E Imprensa

Historia Economica E Imprensa - MARIA LETICIA MONICA PICCOLO RAFAEL VAZ | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
MARIA LETICIA MONICA PICCOLO RAFAEL VAZ
DIMENSÃO
12,14 MB
NOME DO ARQUIVO
Historia Economica E Imprensa.pdf
ISBN
8495445258765

DESCRIÇÃO

A interface entre a História da Imprensa e a História Econômica abrange dois campos férteis de debates historiográficos, ambos incrementados nas últimas décadas por estudos que têm reafirmado a abrangência dessas reflexões na História Social. A imprensa se coloca aqui como objeto de estudo e como fonte histórica. A instigante proposta de debater sobre esse limiar entre os dois campos de análise historiográfica encerra um objetivo central nesta obra: trata-se de discutir uma história da preocupação econômica na imprensa brasileira, entre os séculos XIX e XXI, esquadrinhando a rede de interesses econômicos onde estiveram imersos esses discursos que direcionavam para uma determinada leitura da realidade política e social. Neste entrelaçamento de leituras convergem as preocupações dos autores e autoras da obra: entender como a imprensa se tornalocusprivilegiado da ação de intelectuais que, em suas mais diversas preocupações, agem na defesa dos seus interesses de classe e/ou do veículo para o qual trabalham. Apresenta-se ainda a crescente preocupação da imprensa com aspectos econômicos a partir da indagação central: há isonomia, neutralidade ou imparcialidade na imprensa? Em que medida a leitura econômica através da qual a imprensa se posiciona publicamente é ela também permeada pela ideologia dominante? O discurso quase homogêneo adotado pelo jornalismo econômico atualmente fornece boas pistas sobre esse entrelaçamento ideológico, inseparável da visão de mundo posta pelos veículos de comunicação na construção de um discurso hegemônico.

Trata-se de um trabalho de fôlego, que traz informações detalhadas e preciosas sobre a imprensa brasileira de 1808 até os anos 1960. Apesar de outros livros sobre o assunto terem sido escritos antes e Lains, Pedro e Silva, Álvaro Ferreria da (Orgs.) (2005).

Lixo é o destino que a história reserva àqueles que a agridem. *Luiz ... 43 LÍBERO - São Paulo - v.

LIVROS RELACIONADOS