Discurso Sobre As Ciências, Um

Discurso Sobre As Ciências, Um - Santos,Boaventura de Sousa Santos,Boaventura de Sousa | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Santos,Boaventura de Sousa Santos,Boaventura de Sousa
DIMENSÃO
11,31 MB
NOME DO ARQUIVO
Discurso Sobre As Ciências, Um.pdf
ISBN
5064869555969

DESCRIÇÃO

Publicado originalmente em Portugal em 1987 e hoje em 8ª edição, este livro apresenta uma crítica profunda à epistemologia positivista, tanto nas ciências físico-naturais, como nas ciências sociais, fundamentando-a à luz dos debates na física e na matemática. Vê nessa epistemologia um sinal da crise final do paradigma científico dominante e identifica os traços principais de um paradigma emergente que confere às ciências sociais uma nova centralidade na busca de um novo senso comum. Este livro deve ser lido em conjunção com o livro Conhecimento Prudente para uma Vida Decente: um discurso sobre as ciências revisitado, publicado pela Cortez Editora em 2004 e atualmente em 2ª edição.

Logo de início diz: "O restabelecimento das ciências e das artes contribuiu para purificar ou para corromper os costumes? Um Discurso sobre os Efeitos Morais das Artes e das Ciências (1750), também conhecido como Discurso nas Ciências e Artes (francês: Discours sur les sciences et les Arts) e comumente referido como O Primeiro Discurso é um ensaio de filósofo Jean-Jacques Rousseau, que argumentou que as artes e as ciências corrompem a moralidade humana. Foi visto como um autor de paradoxos, e o Discurso sobre as ciências e as artes deu origem a uma disputa da qual participaram Voltaire e os Enciclopedistas. Edição brasileira: Discurso sobre as ciências e as artes, in Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, São Paulo, Martins Fontes,1993. Resenha: Um discurso sobre as ciências / Como se faz uma tese 1.

Assim, olhando a mesma figura, ora vemos um vaso gre- go branco recortado sobre um fundo preto, ora vemos dois rostos gregos de perfil, frente a fren­ Compra online o livro Um Discurso Sobre as Ciências de Boaventura de Sousa Santos na Fnac.pt com portes grátis e 10% desconto para Aderentes FNAC. A crise do modelo civilizacional com um todo, ou, para utilizar as suas palavras, do paradigma da modernidade, é analisada por Boaventura de Sousa Santos nas suas várias dimensões: epistemológica (Um Discurso Sobre as Ciências, 1988 ou Introdução a uma Ciência Pós-Moderna, 1989), política e cultural (Pela Mão de Alice. Um Discurso sobre as Ciências (SANT, local, sobre um único objeto ou em um único campo disciplinar, fragmenta o conhecimento. Para ele é necessário ir além, que haja um compartilhamento pelas vias da transdisciplinaridade e da interdisciplinaridade sobre a pluralidade de possibilidades de condições, multirelações, e multicausalidades O texto "Um discurso sobre a ciências" (1987), de Boaventura de Sousa Santos, chegou até mim na primeira aula de Epistemologias que tive na pós.

LIVROS RELACIONADOS