A União Europeia - Os Desafios, A Crise e o Futuro da Integração

A União Europeia - Os Desafios, A Crise e o Futuro da Integração - Pecequilo,Cristina Soreanu | Hoshan.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Pecequilo,Cristina Soreanu
DIMENSÃO
12,78 MB
NOME DO ARQUIVO
A União Europeia - Os Desafios, A Crise e o Futuro da Integração.pdf
ISBN
2258694107549

DESCRIÇÃO

Pensar a União Europeia é um desafio complexo. Para muitos, é estudar um modelo de integração regional, compreender a trajetória da paz sobre a guerra, que levou um continente desunido e marcado pelas tragédias humanitárias a unir-se em torno de ideais conjuntos de solidariedade e prosperidade econômica. Para outros, é compreender a verdadeira Europa: a das desigualdades, da pobreza e da exclusão, uma Europa que se polariza entre as grandes nações da integração Alemanha e França e os vulneráveis PIIGS (Portugal, Itália, Irlanda, Espanha, Grécia), enquanto os ingleses se mantém à margem. Afinal, o que é, e quem é a União Europeia? Existe uma Europa como ator internacional ou mesmo em de suas fronteiras continentais? Estas fronteiras não deveriam desaparecer por meio de tratados políticos, econômicos e uma cultura comum? Será que estamos diante de um bloco real? Ou apenas uma construção artificial de contradições e fragilidades escondidas, que explodiram com a crise do EURO? Quer a União Europeia ainda ser uma União, ou a Europa estará melhor sem ela? A construção da União Europeia e o estudo de sua trajetória teórica e histórica é um dos temas mais conhecidos das Relações Internacionais. Porém, é possível ir além e analisar o bloco como um ator contemporâneo da política mundial, destacando suas forças e contradições. Organizado em cinco capítulos, este livro apresenta uma abordagem ampliada sobre a crise e os desafios europeus atuais, para que se busque compreender de onde veio, mas, principalmente, para onde vai, o bloco: "A Trajetória Histórica (1945/1986)", "A Integração e o Fim da Guerra Fria (1986/1997)", "A Encruzilhada do Século XXI", "As Relações Internacionais da União Europeia" e "A União Europeia Global: Os Emergentes e o Multilateralismo".

Para muitos, é estudar um modelo de integração regional, compreender a trajetória da paz sobre a guerra, que levou um continente desunido e marcado pelas tragédias humanitárias a unir-se em torno de ideais conjuntos de solidariedade e prosperidade econômica. Para outros, é compreender a verdadeira Europa: a das desigualdades, da pobreza ... Os Chefes de Estado ou de Governo da UE reuniram-se a 25 de março de 2017 em Roma, na Itália, para celebrar o 60.º aniversário dos Tratados de Roma.

A Grécia foi o primeiro país atingido pela crise e chegou a ter um rombo nas contas públicas de 113% do seu produto interno bruto (PIB). A situação ficou tão crítica que a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) propuseram ... A saída do Reino Unido da União Europeia, a luta contra o terrorismo, os ataques ao ciberespaço, as ameaças híbridas e a crise migratória sem precedentes são alguns dos desafios que a União Europeia atualmente enfrenta.

LIVROS RELACIONADOS