Antropologia Das Emoções

Antropologia Das Emoções - LE BRETON ,DAVID | Hoshan.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
LE BRETON ,DAVID
DIMENSÃO
5,34 MB
NOME DO ARQUIVO
Antropologia Das Emoções.pdf
ISBN
4072185814305

DESCRIÇÃO

As emoções não são espontâneas, mas ritualmente organizadas. Reconhecidas em si e significadas aos outros, elas mobilizam um vocabulário e movimentos precisos do corpo que diferem segundo as culturas. Para a antropologia, a esfera das emoções provém da educação; ela é adquirida de acordo com as modalidades particulares da socialização da criança, não podendo ser considerada mais inata do que a própria língua. Todo ser humano é dotado da capacidade de entrar no universo simbólico que constitui a especificidade da condição humana. É isto que mostra David Le Breton nesta antropologia das emoções, onde ele analisa, entre outros, o estatuto do corpo na comunicação, os rituais do olhar, ou ainda o ofício de comediante, que oferece uma espantosa ilustração da forma com que as pessoas se apropriam de sinais e gestos para manifestar e dar vida às suas emoções.

Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas. Série Sociedade e Cultura, 2010, 136 p.

Os estudos da emoção desde os finais do século XIX começo do século XX tem sido objeto de análise da psicologia e fisiologia. A antropologia das emoções: conceitos e perspectivas teóricas em revisão [Texto integral] Artigos. Daniel Castaño Zapata e Gabriel Ruiz Romero "Con el Jesús en la boca": miedo y vida cotidiana en sociedades en guerra.

LIVROS RELACIONADOS