Sistema Financeiro E Desenvolvimento Sustentável

Sistema Financeiro E Desenvolvimento Sustentável - Souza,Luciana Moessa de | Hoshan.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Souza,Luciana Moessa de
DIMENSÃO
12,27 MB
NOME DO ARQUIVO
Sistema Financeiro E Desenvolvimento Sustentável.pdf
ISBN
5141551183740

DESCRIÇÃO

“Qualquer projeto de desenvolvimento sustentável passa pela área das finanças. Não é por outra razão que o tema ganha impulso recente após a Conferência Rio +20, realizada na mesma cidade em 2012, tendo como um de seus temas centrais a implementação de uma “Economia Verde”. Como canalizar investimentos para novas tecnologias e atividades menos impactantes? Como oferecer ao investidor informações sobre a sustentabilidade das atividades nas quais seus recursos são colocados? Como reduzir a dependência econômica das de maior impacto? Os desastres e problemas ambientais de modo geral constituem um risco financeiro? A regulação estatal é uma resposta para minorar esse risco? Quais as possibilidades e limites da autorregulação criada pelas próprias instituições para esse fi m? A instituição financiadora teria alguma espécie de responsabilidade por danos ambientais? Essas e várias outras questões são competentemente respondidas nesta extensa e abrangente obra de Luciane Moessa de Souza.”Do Prefácio, pela Professora Ana Maria Nusdeo“Este trabalho trará uma enorme contribuição como fonte de pesquisa para as instituições financeiras do mercado, que podem se inspirar nas boas práticas de seus pares, bem como em algumas práticas dos chamados Bancos Éticos. E como era de se esperar, a pesquisa trará grande contribuição para a academia, tanto em termos de conhecimento quanto para futuras pesquisas acadêmicas. (…) eu posso dizer sem medo de errar que este trabalho da Dra. Luciane é o Handbook da sustentabilidade socioambiental no sistema financeiro. Qualquer futura pesquisa que for desenvolvida sobre o tema terá que consultar este livro. Aqui estão contidos todos os aspectos mais relevantes, se não tratados em profundidade, ao menos referenciados.”Da Apresentação, por Maria de Fátima Tosini

Se durante muitos anos o sistema financeiro esteve afastado dos temas ambientais e sociais, foi preciso o Acordo de Paris para o colocar no centro das soluções necessárias para se atingir a neutralidade carbónica na segunda metade do século XXI. O Desenvolvimento Sustentável não exige a eliminação do fator económico-financeiro (ou seja, do lucro), ao invés, este modelo alerta para a necessidade de inclusão dos impactos ambientais e sociais na forma como o retorno económico-financeiro é gerado. Tombini: sistema financeiro tem papel vital no desenvolvimento sustentável. access_time 11 nov 2014, 15h32.

[1] Foi usado pela primeira vez em 1987, no Relatório Brundtland, um relatório elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e ... R-Não há crescimento, nem desenvolvimento sustentável, sem um sistema financeiro credível e viável. Nesse sentido, o desempenho do sector bancário se reflecte no crescimento do empresariado e no fomento do mercado primário e secundário da economia nacional. A relação entre o crescimento económico e desenvolvimento do sistema financeiro tem recebido muita atenção na literatura económica nos últimos anos.

LIVROS RELACIONADOS