Entre A Filosofia e A Teologia - Col. Filosofia Medieval

Entre A Filosofia e A Teologia - Col. Filosofia Medieval - Oliveira ,Carlos Eduardo De | Hoshan.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Oliveira ,Carlos Eduardo De
DIMENSÃO
11,13 MB
NOME DO ARQUIVO
Entre A Filosofia e A Teologia - Col. Filosofia Medieval.pdf
ISBN
1546924882516

DESCRIÇÃO

Liberdade, necessidade, livre-arbítrio, contingência, ciência e vontade. Um antigo debate gira em torno da conciliação desses elementos: se o homem é livre para escolher, é possível que alguém saiba previamente o resultado de suas escolhas sem privá-lo de sua liberdade? Aristóteles defende que não: liberdade supõe indeterminação, e a indeterminação parece implicar a impossibilidade de se saber previamente como algo se dará. Justamente o contrário do que defende a fé num Deus onisciente: Deus sabe exatamente como será nosso futuro e, ainda assim, somos livres. Guilherme de Ockham, frade franciscano do século XIV, apresenta esse mesmo problema a partir de um dilema: o que fazer quando a opinião de Aristóteles, apesar de parecer bastante sensata, também parece contrária ao que asseveram “a verdade e os teólogos”? Para ele, se Aristóteles tiver razão, e se a fé estiver correta na sua compreensão do conhecimento divino, estaremos diante de um novo e mais sério impasse: é possível alguma explicação que descarte a separação entre o conhecimento divino e nossa liberdade? Se não, estaremos condenados a nunca avançar nosso ponto de partida: onisciência e liberdade são compatíveis?

Sem falar na diversidade e no diálogo entre outras culturas, como o judaísmo, islamismo. Filosofia e Teologia; Filosofia e Teologia se distinguem, mas não se separam. A filosofia medieval é toda filosofia desenvolvida na Europa durante a Idade Média (período compreendido entre a queda do Império Romano no século V até a Renascença no século XVI).

Oferece uma abordagem do pensamento medieval, focada no vínculo estruturante entre filosofia e teologia, dado que Deus era o princípio unificador do sentido da vida e da visão do mundo na Idade ... Basicamente, podemos dizer que a diferença principal entre fazer filosofia e fazer teologia são os seus "pontos de partida". A Filosofia parte "apenas" do instrumentos da razão e das informações obtidas pelas nossas faculdades cognitivas (em um sentido mais restrito). Clique aqui 👆 para ter uma resposta para sua pergunta ️ Houve vínculos entre filosofia e teologia durante os anos medievais? martaaa112 martaaa112 14.05.2017 A filosofia helenista se ocupava com as questões da ética, do conhecimento humano e das relações entre o homem e a natureza e de ambos com Deus.

LIVROS RELACIONADOS