Edição antiga - Raízes do Conservadorismo Brasileiro

Edição antiga - Raízes do Conservadorismo Brasileiro - Silva,Juremir Machado da | Hoshan.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Silva,Juremir Machado da
DIMENSÃO
7,74 MB
NOME DO ARQUIVO
Edição antiga - Raízes do Conservadorismo Brasileiro.pdf
ISBN
7339025348619

DESCRIÇÃO

Em Raízes do conservadorismo brasileiro, Juremir Machado da Silva aponta caminhos capazes de elucidar por que o Brasil é um país em débito com a própria história Partindo da análise de discursos políticos e jornalísticos do início do século XIX, o autor identifica fundamentos conservadores que permearam o contexto da assinatura da Lei Áurea e sobre os quais foi erigida, um ano e meio depois, a República brasileira. Ciente de que a liberdade não foi uma concessão, mas uma árdua conquista das pessoas negras, o autor demonstra como a estrutura do capitalismo comercial escravista se traduziu – e ressoa ainda hoje – numa intrincada legislação, elaborada para atender a determinados interesses, e num imaginário cultural e ideológico, edificado para justificar a manutenção de privilégios – mesmo que isso implicasse, na época, a desumanização e a coisificação de pessoas. Em texto ágil, o autor desvela as origens do conservadorismo e a história da busca pela igualdade social no Brasil. A fina ironia que acompanha o texto, se não torna o tema mais leve, funciona como um mecanismo que ajuda o leitor a suportar o espanto de ver a gênese da hipocrisia que ainda hoje sustenta relações de dominação entre classes e raças. Um livro essencial não apenas para pessoas interessadas em história, sociologia e análise do discurso, mas também para aquelas que desejam viver em um país melhor, em que a escravidão tenha de fato se extinguido para todos.

Raízes da Modernidade em Minas Gerais. Artigo - Conservadorismo para inglês não ver: das origens britânicas ao caso brasileiro Nada dessa matriz conservadora britânica chegou à realidade política brasileira e é nessa ausência ... Conservadorismo no Brasil No Brasil, o conservadorismo está intimamente relacionado aos partidos políticos de direita, embora pouquíssimos partidos se intitulem, oficialmente, conservadores. A primeira forma de conservadorismo no Brasil ocorreu através do Partido Conservador, fundado por volta de 1836 com a proposta de proteger a integridade do país, e extinto com o estabelecimento da ... Mas antes de tratar do conservadorismo brasileiro de hoje (o que farei em posts futuros), limitar-me-ei agora a falar sobre a nossa tradição política conservadora do século 19. Editora do Brasil S/A. Raízes do conservadorismo brasileiro Juremir Machado da Silva História | Américas Neste livro, Juremir Machado da Silva aponta caminhos capazes de elucidar por que o Brasil é um país em débito com a própria história. Edição do mês.

Edição de hoje nº 7755. Edição Impressa. Leia "Raízes do conservadorismo brasileiro A abolição nA imprensA e no imaginário social" de Juremir Machado da Silva disponível na Rakuten Kobo.

LIVROS RELACIONADOS