Interpretações da Fenomenologia do Espírito de Hegel

Interpretações da Fenomenologia do Espírito de Hegel - Vieira,Leonardo Alves Silva ,Manuel Moreira Da | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Vieira,Leonardo Alves Silva ,Manuel Moreira Da
DIMENSÃO
10,79 MB
NOME DO ARQUIVO
Interpretações da Fenomenologia do Espírito de Hegel.pdf
ISBN
5645760649561

DESCRIÇÃO

Interpretações da Fenomenologia do Espírito de Hegel percorre cada uma das estações da consciência e busca destrinçar uma a uma as diversas questões que nelas se apresentam. Trata-se de obra ao mesmo tempo unitária e plural. Unitária, na medida em que todos os colaboradores partem de uma leitura interna do movimento especulativo desenvolvido por Hegel na Fenomenologia do Espírito de 1807. Plural, por buscar ela mesma assumir e manter, bem como retomar e desenvolver as contribuições mais relevantes que iluminam o olhar da consciência típica do século XXI a partir da autoconsciência do espírito manifesta na aurora do século XIX. Desse modo, além de uma manudução à Fenomenologia do Espírito e, portanto, à experiência da consciência em sua elevação à ciência, este volume se compreende também como obra estritamente científica, filosófica, que põe a pensar a consciência presente.

Hegel: vida, obra e sistema - UFMG. O jovem Marx e a realização da filosofia - Ricardo Rojas Fabres.

Objetiva superar dialeticamente a dicotomia sujeito e objeto, resolvendo aparentes contradições desse conceito. O elemento que Hegel introduz para superar esta dicotomia kantiana entre fenômeno e coisa-em-si é exatamente o processo histórico. É no processo histórico que dá-se o surgimento e a aprendizagem da consciência.

LIVROS RELACIONADOS