Ética do Discurso e Verdade em Apel

Ética do Discurso e Verdade em Apel - Da Costa,Regenaldo | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Da Costa,Regenaldo
DIMENSÃO
4,44 MB
NOME DO ARQUIVO
Ética do Discurso e Verdade em Apel.pdf
ISBN
1743117273873

DESCRIÇÃO

A obra apresenta ao público leitor de língua portuguesa os fundamentos da Ética do Discurso de Karl-Otto Apel e suas implicações para a problemática da verdade, possibilitando o acesso a uma forma de pensamento capaz de ajudar a civilização atual, em meio à diversidade cultural que ela se encontra, a responder racionalmente (isto é, de forma intersubjetivamente válida) às perguntas: O que é verdade? O que é o bem? O que é o justo? O que é o Direito? Este livro é recomendável para os estudiosos da Filosofia, do Direito, da Ética, da Ciência Política e para o público leitor em geral por se tratar de uma obra que oferece a compreensão sistemática das bases da racionalidade ético-discursiva, a qual possibilita repensar de forma crítica, em nosso século, os fundamentos e legitimidade da Ética, da Democracia e do Direito.

Ao recorrer à linguagem como medium de toda comunicação - condição intransponível de possibilidade e validade da argumentação com sentido, portadora de normas tomadas em consenso em uma comunidade ilimitada de comunicação -, fundamentou uma ... DE : R$ 90,00POR : R$ 44,90Sinopses:A obra apresenta ao público leitor os fundamentos da ética do discurso de Karl-Otto Apel e suas implicações para a problemática da verdade possibilitando o acesso a uma forma de racionalidade capaz de nos ajudar, na civilização multicultural atual, a responder racionalidade, isto é, de forma intersubjetivamente válida, às perguntas fundamentais - O ... Abstract. O texto pretende apresentar, na forma de tópicos coordenados, a primeira parte da "arquitetônica" filosófica de Karl-Otto Apel em que ele define os princípios fundamentais de uma ética do discurso como condições contrafáticas significativamente presentes e pressupostas em toda comunidade ideal de comunicação. 14 Ar g u m e n t o s, Ano 3, N°.

Essas questões, que em Teoria da ação comunicativa não foram desenvolvidas, somente seriam retomadas nos anos seguintes. Logo, a ética do discurso se apresenta como prosseguimento e complementação de seus trabalhos do discurso (Wellmer, 2001; 1992).

LIVROS RELACIONADOS