O Pai, A Mãe e A Filha - 2ª Ed. 2012

O Pai, A Mãe e A Filha - 2ª Ed. 2012 - Escorel,Ana Luisa | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Escorel,Ana Luisa
DIMENSÃO
11,13 MB
NOME DO ARQUIVO
O Pai, A Mãe e A Filha - 2ª Ed. 2012.pdf
ISBN
3416296856113

DESCRIÇÃO

Este é um livro que nasceu clássico. Memórias de infância por um lado, memórias de escritores por outro, dois gêneros bem assentados em nosso país bem como pelo planeta afora, nada tem de ambíguo, antes de duplo. O olhar da menina, assim lindamente nomeada, vai organizando e decifrando o mundo a partir da casa, focalizando o entorno, os vizinhos, a malta dos pequenos, os visitantes. E se volta da infância para trás, perscrutando o passado tal como se apresenta às crianças, encarnado nos mais velhos: os pais, os tios, os avós, e os casos que contam. A teia vai compondo o universo em que a menina se move.A prosa apurada, que evita o clichê mas incorpora o coloquial, revela-se cheia de sábias escolhas. Quem escreve é um adulto, sopesando, discriminando, ponderando. Podam-se com rigor os nomes próprios, o que alivia o texto e evita o cunho de almanaque. Os “podres” são narrados com graça. A vida deste tomboy franzino mas forte, os cabelos cortados, sempre de macacão, é cheia de traquinagens e peripécias. Delineiam-se os perfis de um pai e uma mãe marcantes, nem é preciso dizer, mas igualmente os de muitos outros figurantes.O leitor fica com pena quando o livro acaba e nada mais acontece a partir da infância da menina, cujo olhar aprendeu a emular, sendo doloroso despregar-se dele. E depois? fica-se perguntando. Será que as aventuras posteriores seriam menos interessantes? Não, com certeza, na pena desta escritora.

As encrencas que vc tem em casa também estão certas. São pra vc praticar a paciência: - Ah, mas eu pelejo para ajudar esse parente meu.

Ilustrado com desenhos feitos pela própria autora no período coberto pelas lembranças, o texto encadeia narrativas contadas ora pela menina, ora pela adulta em que se tornou. PDF - O Pai, a Mãe e a Filha "O Pai, a mãe e filha" traz as lembranças de uma menina entre os quatro e oito anos de idade, em São Paulo, no fim dos anos 40 e início dos anos de 50. Ilustrado com desenhos feitos pela própria autora no período coberto pelas lembranças, o texto encadeia narrativas contadas ora pela menina, ora pela adulta em que se tornou. O Pai, A Mãe e A Filha - 2ª Ed.

LIVROS RELACIONADOS