Educação e Trabalho - Trabalhar , Aprender , Saber

Educação e Trabalho - Trabalhar , Aprender , Saber - Nozaki,Izumi | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Nozaki,Izumi
DIMENSÃO
11,42 MB
NOME DO ARQUIVO
Educação e Trabalho - Trabalhar , Aprender , Saber.pdf
ISBN
9871035370864

DESCRIÇÃO

Os artigos que aqui se apresentam foram produzidos especialmente pelos seus autores para o Seminário Educação e Trabalho: Trabalhar, Aprender, Saber, cujo tema originou o título do presente livro. Os textos trazem, no seu conjunto, e cada um por si, uma contribuição à problemática da (não)relação entre educação e trabalho que se enuncia nos principais temas tratados: as perspectivas conceituais do trabalho no âmbito filosófico, as trajetórias de políticas públicas ligadas aos aspectos econômicos e educacionais, as análises dos problemas contemporâneos locais e internacionais envolvendo questões que se referem ao trabalho e à educação e as relações entre gestão e educação, saúde e formação profissional, migração e trabalho. Elaborado por pesquisadores e estudiosos de diferentes áreas do conhecimento, este livro destina-se a estudantes, educadores, pesquisadores, trabalhadores e agentes de instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, de todas as áreas do saber, preocupados com o constante reordenamento do mundo do trabalho e o papel (a ser) desempenhado pela educação ao longo das transformações estruturais.

Já Fleury e Fleury (2000, p.43), explicitam o seguinte sobre competências: "Saber agir", significa saber tratar a complexabilidade e a diversidade, antecipar-se e agir em tempo certo, com visão sistêmica. A educação, um direito fundamental de todos, permite às pessoas desenvolverem habilidades e competências por meio do ensino e da aprendizagem. Leia este texto e aprenda mais sobre a ... Para a educação infantil, as classes de zero a seis anos de idade, o documento implementado é o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI), onde o mesmo traz as abordagens necessárias para se desenvolver as capacidades e habilidades que formam o sujeito para o exercício da cidadania. Apesar de comumente ligarmos o conceito à figura do professor, quem quer trabalhar com educação tem muitas outras possibilidades a seguir além da sala de aula.

Esta aprendizagem deve ser encarada como um meio e uma finalidade da vida humana (já que a educação deve ser pensada e planejada para ocorrer em todas as fases da vida). Aprender a fazer faz com que o ser humano passe a saber lidar com situações de emprego, trabalho em equipe, desenvolvimento coorporativo e valores necessários para cada trabalho. Esse pilar é essêncial, á que vivemos em sociedades assalariadas e que, frequentemente, o trabalho humano é trocado pelas máquinas, o que exige uma realização de tarefas mais intelectuais e mentais. Por exemplo: em uma aula de educação física o aluno vai aprender as regras de um esporte e como fazer para obedecê-las, para depois colocá-las em prática da maneira correta.

LIVROS RELACIONADOS