Teatro - Século XXI

Teatro - Século XXI - Lopes Neto,João Simões | Hoshan.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Lopes Neto,João Simões
DIMENSÃO
9,48 MB
NOME DO ARQUIVO
Teatro - Século XXI.pdf
ISBN
9759505856200

DESCRIÇÃO

Embora João Simões Lopes Neto surja muitas vezes vinculado apenas ao cenário regionalista, à valorização do gaúcho e de sua cultura, o fato de que sua primeira obra literária publicada em formato de livro seja uma peça de teatro (O Boato, em 1894) e que um de seus últimos manuscritos tenha sido também um texto para teatro (Sapato de bebê, em 1915 ? um ano antes de sua morte), possibilita pensar que a dramaturgia esteve presente em praticamente toda a sua vida como escritor, paralelamente a outros interesses e trabalhos. A presente edição crítica do Teatro de João Simões Lopes Neto pela primeira dá a público, em ordem cronológica, as suas peças teatrais (em dois volumes, o primeiro com as do século XIX e o segundo com as do século XX), editando textos que até agora jamais haviam sido transcritos, entre os quais Mixórdia!..., O Coió Júnior e A Fifina. Dramaturgia que revela a face urbana do escritor gaúcho, desconhecida pela maior parte dos seus leitores, ela permite uma reinterpretação do conjunto de sua produção intelectual e, embora evidencie que sua obra é um daqueles exemplos que não se submete à leitura fácil, permite ao menos uma certeza: João Simões Lopes Neto é mais do que o regionalismo que o consagrou.

Às portas da década de 1960, o contexto político fomentou uma nova literatura de intervenção, que se estendeu aos palcos através dos nomes de Bernardo Santareno, Luiz Francisco Rebello, José Cardoso Pires e Luís de Sttau Monteiro ... Teatro de revista é um género teatral de gosto marcadamente popular que teve importância na história das artes cénicas, tanto no Brasil como em Portugal, até meados do século XX, quando alcançou o seu auge.No entanto, foi em França, na segunda metade do século XVIII, que este género teatral surgiu. Já nesta fase, a sua função era protestar, tal como aconteceu mais adiante no ... O Crime do Século XXI (2006) Os IEmigrantes (2005) O Solário (2004) As Mãos de Abraão Zacut (2000; 2003) Gil Vicente a Retalho (2003) O Pelicano (2002) Auto da Justiça (2001) A Noite dos Assassinos (1998) Festival Internacional de Teatro de Setúbal.

João Paulo II, 1993 - Que lição podemos então aprender daqueles anos dominados pelas "ideologias do mal" e pela luta contra elas? ... O Grande Teatro do Mundo Naquele momento o "Naturalismo" cênico dominava as convenções teatrais, e em seguida, no início do século XX, novos movimentos e experimentações artísticos começaram a surgir em oposição as regras dominantes.

LIVROS RELACIONADOS