Marxismo E América Latina

Marxismo E América Latina - Valença,Daniel Araújo Gomes,Rayane Cristina de Andrade Maia Júnior,Ronaldo Moreira | Hoshan.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Valença,Daniel Araújo Gomes,Rayane Cristina de Andrade Maia Júnior,Ronaldo Moreira
DIMENSÃO
11,18 MB
NOME DO ARQUIVO
Marxismo E América Latina.pdf
ISBN
6544221488093

DESCRIÇÃO

O Grupo de Estudos em Direito Crítico, Marxismo e América Latina – Gedic surgiu em 2010, concomitante ao nascimento do curso de Direito da Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA, com o objetivo de articular ensino, pesquisa e extensão. A partir de lentes marxistas, se debruçou ao longo de sua história sobre o Direito e a América Latina. Na extensão, realizou projetos junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), a trabalhadores sindicalizados e terceirizados, associações de catadores de materiais recicláveis e na temática das relações patriarcais de sexo. Em 2018, sediou o III Congresso Internacional Direito e Marxismo, promovendo o encontro de pesquisadores e pesquisadoras marxistas de todo o país e do exterior. Na pesquisa, voltou-se nos últimos anos ao projeto “Marxismo e América Latina: Lutas Políticas e Novos Processos Constituintes”. Na presente obra, o grupo condensa e publiciza as investigações deste projeto de pesquisa. Assim, seus capítulos perpassam pela teoria da dependência, pela história do marxismo na América Latina, pela formação social latino-americana, bem como por temas atuais e necessários para a compreensão da conjuntura no continente: Lawfare, novo constitucionalismo latino-americano, o Estado Plurinacional da Bolívia, a constituinte exclusiva na Venezuela, as transformações econômicas ocorridas em Cuba e sua nova ordem constitucional. Enfim, nesta obra o leitor passeará por algumas das mais importantes questões para a análise do continente latino-americano e de sua luta por sua liberación

Mas não é só na América Latina, também na Europa, com a insurreição na Catalunha devido à prisão de seus dirigentes, que coloca outra vez sobre a mesa a questão nacional e complica ainda ... GEDIC - Grupo de Estudos em Direito Crítico, Marxismo e América Latina, Mossoró. 1.2K likes.

Resumo em português. A presente dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa comparativa do tema da questão nacional nas obras do historiador brasileiro Caio Prado Jr.

LIVROS RELACIONADOS