Mulheres Negras No Brasil Escravista e do Pós-emancipação

Mulheres Negras No Brasil Escravista e do Pós-emancipação - Gomes,Flávio Xavier,Giovana Farias,Juliana Barreto | Hoshan.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Gomes,Flávio Xavier,Giovana Farias,Juliana Barreto
DIMENSÃO
12,32 MB
NOME DO ARQUIVO
Mulheres Negras No Brasil Escravista e do Pós-emancipação.pdf
ISBN
4683399516808

DESCRIÇÃO

Os temas da escravidão e da presença africana tiveram destaque no chamado pensamento social brasileiro desde o alvorecer do século XX. Por meio de inúmeras publicações, sabemos cada vez mais sobre as estruturas sociais, demográficas, econômicas e culturais de várias regiões, assim como de sua população de africanos e descendentes. Entretanto, para algumas temáticas ainda há muitas indagações. Como foi a participação das mulheres cativas na organização da sociedade escravista e nas primeiras décadas do pós-emancipação? Como elaboraram sociabilidades, modificando a própria vida e a de seus familiares? Como protestaram com obstinação, minando a escravidão e contrariando a ideia de que aceitaram com passividade a opressão imposta? Esta coletânea – que reúne importantes especialistas na temática – avança nessa direção. Os vários ensaios passeiam por cidades, plantations e áreas de mineração de norte a sul do Brasil, nos séculos XVIII, XIX e primeiras décadas do XX. Com pesquisas originais, que esmiúçam fontes diversas e privilegiam as biografias, temos um quadro amplo e fascinante das experiências das mulheres africanas, crioulas, cativas e forras – primeiras agentes da emancipação da comunidade de africanos e de seus descendentes na diáspora.

Read reviews from world's largest community for readers. Como foi a participação das mulh... Mulheres Negras no Brasil Escravista e do Pós-Emancipação: Flavio Gomes: Amazon.com.mx: Libros Mulheres Negras No Brasil Escravista E Do Pós-emancipação.

Bruna Cristina Jaquetto Pereira* M ulheres negras no Brasil escravista e do pós-emancipação, publicado em 2012 pela Selo Negro Edições, tem organização de Giovana Xavier, GELEDÉS Instituto da Mulher Negra fundada em 30 de abril de 1988. É uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira. Uma "volta ao mundo" com as mulheres capoeiras : gênero e cultura negra no Brasil (1850-1920) / Antônio Liberac Cardoso Simões Pires Histórias das diferenças e das desigualdades revisitadas : notas sobre gênero, escravidão, raça e pós-emancipação / Marcelo Paixão e Flavio Gomes. BRASIL ESCRAVISTA E DO PÓS-EMANCIPAÇÃO Giovana Xavier Juliana Barreto Farias Flávio Gomes (orgs.) SELO NE6R0 .

LIVROS RELACIONADOS