A Criatividade na Arte e na Educação Escolar

A Criatividade na Arte e na Educação Escolar - Saccomani ,Maria Cláudia Da Silva | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Saccomani ,Maria Cláudia Da Silva
DIMENSÃO
8,72 MB
NOME DO ARQUIVO
A Criatividade na Arte e na Educação Escolar.pdf
ISBN
2159850807766

DESCRIÇÃO

O livro A criatividade na arte e na educação escolar: uma contribuição à pedagogia histórico-crítica à luz de Georg Lukács e Lev Vigotski, de Maria Cláudia da Silva Saccomani, mostra a inconsistência dos jargões tão difundidos acerca do que seja a criatividade e de quais as melhores formas de se promovê-la, mas não se limita a isso. Também apresenta, valendo-se de estudos de trabalhos de Georg Lukács e de Lev Vigotski, uma substan­tiva contribuição às ações educativas que não se deixam seduzir pela enga­nosa e simplificadora contraposição entre a reprodução do que já existe e a criação do novo.[...]Como o leitor pode constatar ao ler o livro de Maria Cláudia, quando a escola trabalha para reproduzir a cultura em suas formas mais ricas e desenvolvidas, ela não está matando a criatividade, mas sim construindo bases efetivas pelas quais os indivíduos podem desenvolver a criatividade desde os mais simples e elementares atos da vida cotidiana até as mais elevadas formas de produção humana.

Até aqui você, provavelmente, já percebeu que a arte sempre se faz presente na sociedade, expressando-se por meio de diferentes linguagens. Mesmo assim muitas pessoas só têm um conhecimento superficial sobre o tema e isso pode ser modificado com o ensino da arte nas escolas. Criar e deixar criar talvez sejam caminhos ainda não percorridos por muitos, mas necessários e urgentes quando falamos de educação infantil e arte.

"Qualquer ser vivo tem o que ele chama de 'vontade de potência', essa capacidade de dar novos valores a si mesmo, mas para isso precisa de um meio", diz. Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras * Ana Mae Barbosa . Tradução: Sofia Fan.

LIVROS RELACIONADOS