Canção, Estética e Política - Ensaios Legionários

Canção, Estética e Política - Ensaios Legionários - Marcos Carvalho Lopes | Hoshan.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Marcos Carvalho Lopes
DIMENSÃO
11,90 MB
NOME DO ARQUIVO
Canção, Estética e Política - Ensaios Legionários.pdf
ISBN
4016940100555

DESCRIÇÃO

Por que escrever um livro de filosofia em torno da Legião Urbana? É apenas uma banda de rock, diriam alguns, com letras e arranjos simples, como tantas outras que surgiram no cenário brasileiro dos anos 80. Nada mais injusto. A aparente simplicidade da obra da Legião Urbana esconde diversas matizes e nuances. Enquanto os outros grupos da época se revezavam entre canções românticas ou canções de revolta, Renato Russo e sua trupe criavam sons híbridos poderosos, capazes de reunir na mesma levada, versos de amor e de protesto (como na música "Índios" de 1986). Isso foi um das marcas da originalidade da Legião, capaz de, em um mesmo gesto musical, conectar o universal com o particular; o coletivo com o individual; o político com o afetivo; instâncias essas que a história do ocidente sempre insistiu em separar (vide a tragédia grega antiga Antígona ou os dramas modernos de Shakespeare).Nesse sentido o livro Canção, Estética e Política - Ensaios Legionários de Marcos Carvalho Lopes deve ser saudado como um importante acontecimento literário e cultural. Em primeiro lugar, porque em uma época de muitas homenagens a Legião, na forma de biografias, filmes e shows, faltava um livro que ousasse dialogar com a densidade do trabalho de Renato Russo e parceiros. Em segundo lugar porque representa mais um importante avanço para a filosofia universitária brasileira, que ainda teima em fixar seus olhos na cultura europeia e a ignorar o que se passa a sua volta. Precisamos urgentemente, cada vez mais, de mais e melhores livros que se proponham a pensar filosoficamente nossa própria cultura, nos seus fundamentos estéticos e políticos.

O livro Cançøo, estética e política: ensaios legionários recontextualiza a obra da Legiøo Urbana em sua tentativa de traduzir seu próprio tempo em cançøo. O período de redemocratizaçøo trouxe na música popular um sério questionamento sobre o país e ... Os estudos informais foram ganhando consistência e Marcos decidiu colocá-los no papel.

Ensaios Legionários: Amazon.es: Marcos Carvalho Lopes: Libros Nesse sentido o livro Canção, Estética e Política - Ensaios Legionários de Marcos Carvalho Lopes deve ser saudado como um importante acontecimento literário e cultural. Em primeiro lugar, porque em uma época de muitas homenagens a Legião, na forma de biografias, filmes e shows, faltava um livro que ousasse dialogar com a densidade do trabalho de Renato Russo e parceiros. CANÇAO, ESTETICA E POLITICA - ENSAIOS LEGIONARIOS.

LIVROS RELACIONADOS