O Ser e a Vida

O Ser e a Vida - Niemeyer,Oscar | Hoshan.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Niemeyer,Oscar
DIMENSÃO
5,99 MB
NOME DO ARQUIVO
O Ser e a Vida.pdf
ISBN
1221927036930

DESCRIÇÃO

Em "O Ser e a Vida", Oscar Niemeyer reflete acerca da importância da literatura na formação humana e na construção de um país mais justo. O arquiteto nos fala um pouco de como a leitura foi relevante em sua vida pessoal e profissional, uma vez que proporciona um alargamento de horizontes. Obras clássicas, como as de Lima Barreto, Mário de Andrade, Eça de Queiroz, Machado de Assis e Voltaire, e colegas contemporâneos, como Jorge Amado, "velho e querido camarada", e Graciliano Ramos, companheiro da época de militância no PCB, levaram-no a conhecer diversos problemas e assuntos, mesmo aqueles que já tinham sua atenção. Nas palavras de Niemeyer, a deu "à minha vida um sentido mais amplo, mais modesto, diante deste universo que nos encanta e humilha". Nesse contexto, sua preocupação maior é com os jovens; é para eles que a sua atenção está voltada. "Sem a leitura o jovem sai dos cursos superiores desprovido de conhecimento de vida, deste mundo difícil que vai encontrar pela frente", diz. Para o arquiteto, a leitura deve fazer parte da vida ainda cedo, preenchendo tempo livre. Dessa atenção, nasce o processo que levará à "Escola Oscar Niemeyer de Arquitetura e Humanidade" - comentada no livro -, espaço não só para o estudo da arquitetura, mas para a discussão de temas que contribuam para tornar o homem mais feliz e solidário. A idéia, levada a cabo pela neta Ana Lúcia, provém de uma grande preocupação e desejo de influir na formação da juventude.

E, então, ver que nem sempre vai ser o que você espera, que às vezes você vai quebrar a cara, mas que tem que seguir em frente. A vida (do termo latino vita) [1] é um conceito muito amplo e admite diversas definições. Pode-se referirː ao processo em curso do qual os seres vivos são uma parte; ao espaço de tempo entre a concepção e a morte de um organismo [2]; à condição de uma entidade que nasceu e ainda não morreu; e àquilo que faz com que um ser esteja vivo. A vida é um momento pequeno onde a gente busca o que de melhor está à disposição.

Tudo o resto são coisas triviais! Pode ser que eles lhe tenham contado uma história fantasiosa que, mais tarde, você descobriu ser mentira. É claro que, para uma criança se preparar para a vida adulta e o casamento, em determinado momento, ela terá de aprender sobre as maravilhas da reprodução humana. Destrinchando a vida.

LIVROS RELACIONADOS