Santos E Imigração Na Belle Époque

Santos E Imigração Na Belle Époque - Marília Dalva Klaumann Cánovas | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Marília Dalva Klaumann Cánovas
DIMENSÃO
5,47 MB
NOME DO ARQUIVO
Santos E Imigração Na Belle Époque.pdf
ISBN
7961469548118

DESCRIÇÃO

Entre o final do século XIX e o início do século XX, uma massa de espanhóis deixou várias regiões de seu país e elegeu como destino o Brasil, fixando-se sobretudo no estado de São Paulo. Tendo previamente estudado o fenômeno migratório espanhol na cidade de São Paulo, em Imigrantes Espanhóis na Pauliceia, Marília Cánovas concentra-se neste livro na Santos da belle époque, com seu cosmopolitismo, efervescência, euforia e modernidade impregnados de paradoxos. Na cidade portuária, o imigrante espanhol se somou como componente essencial a um contexto multiétnico e saturado de tensão social. Sem a visibilidade que têm outros contingentes de imigrantes, sua trajetória é enfim reconstruída nos seus aspectos cotidianos, nos cenários da vida pública e de sociabilidade, nos espaços de lazer, mas também de trabalho e de militância política.

O presente artigo objetiva delimitar a Belle Époque Caipira enquanto foco da cultura urbana no interior de São Paulo em meados do século XIX. A metodologia baseia-se na análise bibliográfica e documental sobre o tema.

Compare ofertas e economize! Estação na Estrada de Ferro em Santos - Foto: Reprodução/Santos e Imigração na Belle Époque Dentre a profusão de diferentes povos, culturas e etnias que deixaram suas terras natais e tiveram o Brasil como destino no decorrer da história, uma população a que se deu até aqui pouca atenção é a dos imigrantes espanhóis. É com o estudo dessa parcela, mais especificamente a que ... Fonte: Jornal USP.

LIVROS RELACIONADOS