A Obra De Arte Na Era De Sua Reprodutibilidade Técnica

A Obra De Arte Na Era De Sua Reprodutibilidade Técnica - Seligmann-Silva,Márcio Valladão Silva,Gabriel Benjamin,Walter | Hoshan.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Seligmann-Silva,Márcio Valladão Silva,Gabriel Benjamin,Walter
DIMENSÃO
10,35 MB
NOME DO ARQUIVO
A Obra De Arte Na Era De Sua Reprodutibilidade Técnica.pdf
ISBN
7979622396246

DESCRIÇÃO

O texto mais influente de Walter BenjaminO século XX, um século de catástrofes, legou algumas das mentes mais brilhantes como intérpretes do mundo em que vivemos. Um desses grandes expoentes é Walter Benjamin (1892-1940). No seu mais famoso ensaio, ele analisa como as mudanças operadas pela modernidade com o advento da fotografia e do cinema (e as transformações trazidas pelas respectivas técnicas) mexem com o status da obra de arte, retirando-lhe a “aura”, característica que a torna única, experiência da contemplação “aqui e agora”. Com Benjamin, a arte passa a ser pensada de modo diverso: a reprodução deixa de ser tratada como uma mera cópia e passa a ser pensada como a própria obra.O texto, publicado pela primeira vez em 1936, em francês, na revista do Instituto de Pesquisas Sociais (ponto de convergência de pensadores que daria origem à Escola de Frankfurt), teria ainda outras três versões, todas póstumas. Somente nos anos 80 veio a público a segunda versão, considerada a original, que aqui apresentamos. Com notas e variantes, esta edição oferece, pela primeira vez em língua portuguesa, uma visão global das quatro versões existentes deste que é um dos textos fundamentais para se compreender as mudanças sociais e políticas do século XX, cujos ecos ressoam ainda hoje. Cover design or artwork by Pinheiro Machado, Ivan

A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica (no original em alemão,Das Kunstwerk im Zeitalter seiner technischen Reproduzierbarkeit é um ensaio publicado pela primeira vez em 1936, e, posteriormente, em 1955, do crítico cultural, filósofo e sociólogoWalter Benjamin.Lemos a versão traduzida por Maria Luís Moita, incluída na edição da Relógio D'Agua ... A arte não é, então, nessa perspectiva, um meio, mas um fim em si. Com a reprodutibilidade técnica, há a emancipação da obra de arte de sua existência parasitária, imposta pelo papel ritualístico.

Generalizando, podemos, dizer que a técnica da reprodução destaca o domínio da tradição o objeto reproduzido. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica de Walter Benjamin publicado em 1955. Autenticidade Mesmo na reprodução mais perfeita, um elemento está ausente: o aqui e agora da obra de arte, sua existência única, no lugar em que ela se encontra.

LIVROS RELACIONADOS