General Osorio e A República: Memória e Política

General Osorio e A República: Memória e Política - Soares,Ethiene Cristina Moura Costa | Hoshan.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Soares,Ethiene Cristina Moura Costa
DIMENSÃO
7,90 MB
NOME DO ARQUIVO
General Osorio e A República: Memória e Política.pdf
ISBN
2584652604581

DESCRIÇÃO

"Ethiene Cristina Moura analisa nesta obra o processo de construção da memória do general Osorio entre os anos de 1879 e 1930. Diante da impossibilidade de se elevar um dos atores envolvidos no golpe de Estado à categoria de herói republicano, mas frente à necessidade da construção de um mito para a República, Manuel Luís Osorio é alçado ao posto de herói do novo regime. Todavia, não foi a República que promoveu a monumentalização do general; o projeto de construção de sua memória partiu, como prova a autora deste livro, da Sociedade Riograndense Beneficente e Humanitária, composta por gaúchos residentes no Rio de Janeiro, e que tinha o objetivo de exaltar a memória de Osorio para engrandecer o Rio Grande do Sul, sua história e tradição. Um jogo de poder, política e construção que criou um dos maiores heróis do Brasil!"

CATROGA. F Os passos do homem como restolho do tempo: a memória e fim do fim da história.

Estante Virtual, a maior rede de sebos online do Brasil. Entre Osório e CaxiasAs memórias do general Osório e do duque de Caxias que Rodolfo Bernardelli esculpiu em bronze nos contam um pouco da história dos dilemas e projetos de república elaborados ao longo dos últimos anos da monarquia e das primeiras décadas republicanas.O general Osório era o símbolo do modelo liberal, vitorioso na Constituição de 1891. Militares e Política, n.º 7 (jul.-dez. 2010), p.

LIVROS RELACIONADOS