O Concílio Vaticano II e Os Pobres - Col. Marco Conciliar

O Concílio Vaticano II e Os Pobres - Col. Marco Conciliar - Domezi ,Maria Cecilia | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Domezi ,Maria Cecilia
DIMENSÃO
7,85 MB
NOME DO ARQUIVO
O Concílio Vaticano II e Os Pobres - Col. Marco Conciliar.pdf
ISBN
8854184245368

DESCRIÇÃO

A pessoa humana como a pupila dos olhos, sobretudo os pobres e sofredores. Essa opção apaixonada do Concílio Vaticano II, no paradigma da Igreja evangelicamente servidora da humanidade, legitimou a atuação de redes informais de intercâmbio, espiritualidade e influência que, através da prática de colegialidade, deram voz e gestos aos clamores e esperanças vindos das periferias e das fronteiras do mundo. Foi à maneira de laboratório de proposições que esses segmentos minoritários abraçaram a proposta de João XXIII e atuaram como fermento eficaz. O sonho de uma Igreja “dos pobres para ser de todos”, encarnada nas particularidades para lançar-se na universalidade, ganhou a adesão de cerca de vinte por cento dos padres conciliares e sacramentou-se no Pacto das Catacumbas. Logo em seguida, a original recepção do Concílio feita pela Igreja na América Latina explicitou a opção preferencial pelos pobres, que está na identidade do cristianismo e que tem sua raiz formulada nos documentos do Vaticano II. Assim, a opção pelo “homem moderno” alcançou rostos concretíssimos e cristológicos.

"O Concílio Vaticano II é um marco na história do catolicismo por sua grandiosidade, mais de dois mil bispos se reuniram em Roma, além dos padres e outros ajudantes", explicou. Na época, contou Pe. O Vaticano II além de ser um importante concílio pastoral, que modificou a história da Igreja, é também uma poderosa fonte de espiritualidade para os tempos atuais.

Concílio Vaticano (1962-1965) 2. Documentos oficiais3.

LIVROS RELACIONADOS