Revista Discurso Nº 38 - Filosofia Usp

Revista Discurso Nº 38 - Filosofia Usp - Vários Autores | Hoshan.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Vários Autores
DIMENSÃO
11,16 MB
NOME DO ARQUIVO
Revista Discurso Nº 38 - Filosofia Usp.pdf
ISBN
2782975818389

DESCRIÇÃO

O texto Introdução à Antropologia traz para essa edição da Revista Discurso número 38 um meio de entender e reconhecer melhor o lugar que Immanuel Kant reservava ao conhecimento do homem no conjunto do seu sistema da filosofia. Dessa forma, podemos esclarecer sua linha de pensamento quando Kant afirma na Lógica que as três perguntas (“o que posso saber?”, “o que devo fazer?”, “o que me é lícito esperar?”) remetem à questão “o que é o homem?”.A Revista Discurso número 38 conta com textos que tratam da Lógica a partir de diferentes pontos de vista. O artigo de Alfredo Storck (“Ens rationis e a natureza da lógica segundo Avicena”) mostra como esses processos eram tratados na filosofia de Avicena e como esse autor opõe-se à existência de um ser mental como sujeito da lógica. Outros grandes nomes também são chamados para esses diálogos como Berkeley e Bergson estudado no artigo de Maria Adriana Camargo Capello. Ela propõe interpretar a redução berkelianista das coisas às ideias levando em conta uma aproximação entre a crítica à dupla existência dos objetos e a crítica às teorias clássicas da representação, desenvolvida por Bergson no âmbito de sua teoria da percepção. No artigo de Bento Prado Neto temos um estudo sobre o primeiro e o segundo Wittgenstein e busca nos princípios mais básicos do Tractatus as razões que explicam os aforismos e nos aponta a relevância da notação para o infinito.A revista conta ainda neste número com colaborações de João Vergílio Cuter (“Wittgenstein e eu”), Pedro P. G. Pimenta (“Foucault, Wind e a ironia de Kant”) e Vinicius de Figueiredo (“Reflexão e determinação práticas em Kant”), entre outros.

Este projeto é constituído por uma equipa multidisciplinar que integra António Teixeira Fernandes, Bruno Monteiro, Carla Aurélia de Almeida, Ester Gomes da Silva, João Queirós, José Madureira Pinto, Maria Inês Co-elho, Sandra Leitão e Virgílio Borges redis: revista de estudos do discurso, nº 2, ano 2013 A REDIS, Revista de Estudos do Discurso, é uma iniciativa de duas instituições académicas e de investigação parceiras que uniram esforços na concretização de um projeto editorial con-junto: a Universidade de São Paulo, por intermédio das Faculdades de Educação (FEUSP) e de Revista USP por: Universidade de São Paulo Horizontes Antropológicos por: Programa de Pós-Graduacao em Antropologia Social, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Volume 38, jan./dez.

Open Menu Discurso Atual Arquivos Notícias Sobre Sobre a Revista Submissões Equipe Editorial Declaração de ... 25-38 PDF Diferença e vantagem da sedução cética Cesar Kiraly 39-64 PDF ... Revista do Departamento de Filosofia da USP.

LIVROS RELACIONADOS