Merleau-ponty na Trama da Expiriência Sensível

Merleau-ponty na Trama da Expiriência Sensível - Filho,Osvaldo Fontes | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Filho,Osvaldo Fontes
DIMENSÃO
11,89 MB
NOME DO ARQUIVO
Merleau-ponty na Trama da Expiriência Sensível.pdf
ISBN
9942144000194

DESCRIÇÃO

Apresentado originalmente como tese de doutorado, "Merleau-Ponty na Trama da Experiência Sensível" percorre as principais obras do filósofo existencialista francês Maurice Merleau-Ponty (1908-1961), professor de Filosofia da Sorbonne, do Collège de France e antigo colega de Jean-Paul Sartre na revista Temps Modernes.Livro de estreia de Osvaldo Fontes Filho, este conjunto de ensaios trata, inicialmente, da progressiva renúncia de Merleau-Ponty, após a Fenomenologia da Percepção, ao escrúpulo do imediatismo que até então conduzira sua análise da linguagem, em favor do reenvio às “linguagens indiretas”. O autor busca, no pensamento do filósofo francês, desvendar seu discurso sobre a experiência, a partir da ideia de que o dizer somente se esclarece no ato. Ao desfazer e reconstruir a trama do texto merleau-pontyano, considerando a linguagem como corpo do pensamento, Osvaldo Fontes Filho reflete sobre o movimento circular de reflexão do filósofo francês, partindo do princípio de que a experiência do saber carreia consigo o saber da experiência.Com longa trajetória acadêmica, atualmente professor de Filosofia da Arte e Estética, na Universidade Federal de São Paulo, Osvaldo Fontes Filho observa a filosofia existencialista de Merleau-Ponty a partir de indagações sobre as ciências e as artes. Desse modo, este livro deve interessar não somente a estudantes de Filosofia, como também àqueles que procuram refletir sobre Estética e produção do conhecimento científico.

Merleau Ponty: Na Trama da Experiencia Sensivel Livro - Merleau-Ponty. Este conjunto de ensaios trata da progressiva renúncia de Merlu-Ponty, após a Fenomenologia da Percepção, ao escrúpulo do imediatismo que até então conduzira sua análise da linguagem, em favor do reenvio às "Linguagens Indiretas". uma ontologia sensível em Merleau-Ponty Terezinha Petrucia da Nóbrega * Resumo: Os gestos do pintor nos retiram da paisagem comum.

Na Trama Da Experiência Sensível [Osvaldo Fontes Filho] on Amazon.com.au. *FREE* shipping on eligible orders.

LIVROS RELACIONADOS