A Guerra e Queixa da Paz - Col.Textos Filosóficos

A Guerra e Queixa da Paz - Col.Textos Filosóficos - Roterdão,Erasmo de | Hoshan.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Roterdão,Erasmo de
DIMENSÃO
5,6 MB
NOME DO ARQUIVO
A Guerra e Queixa da Paz - Col.Textos Filosóficos.pdf
ISBN
5766829101361

DESCRIÇÃO

Muito mais citado do que realmente conhecido, Erasmo associa-se hoje sobretudo ao conceito de "irenismo", ou seja, de uma forma lata, a atitude que professa o repúdio por todo tipo de beligerência e uma ilimitada confiança na eficácia do diálogo e do recurso à arbitragem para a resolução dos conflitos que opõem os homens. Em 1500, publica em Paris uma pequena selecção de oitocentos provérbios comentados, que intitula Adagiorum collectanea, obra com a qual lança as bases da imensa popularidade de que gozou durante o resto da sua vida. Esta obra irá ser, ao longo dos anos, objecto de sucessivas edições, sempre aumentadas, quer pelo número dos adágios recolhidos, quer pelos acrescentos que o autor constantemente fazia. Mais importante para nós, porém, é o facto de Erasmo ter feito de alguns dos provérbios o pretexto para escrever verdadeiros ensaios independentes sobre os temas que lhe eram mais caros. Neste caso se encontra o adágio 3001, o Dulce bellum, que é o mais estruturado e conhecido dos muitos textos que Erasmo consagrou à temática irénica.

... "Entre a Crítica da Razão Pura" (1781) e a "Crítica do Juízo" (1790), a "Crítica da Razão Prática" constitui, em termos gerais, ...

"Introdução", "O Triunfo da Teoria da Guerra Justa (e os perigos do sucesso)" e "Justiça e Injustiça na Guerra do Golfo" in A Guerra em Debate, Lisboa: Edições Cotovia, 2004. Walzer, Michael. GUERRA E A QUEIXA DA PAZ, A de EDITORA ALMEDINA, editora ALMEDINA por R$ 78,48 no B2C2 Livros.

LIVROS RELACIONADOS