Culturas Infantis e Desigualdades Sociais - Col. Ciências Sociais da Educação

Culturas Infantis e Desigualdades Sociais - Col. Ciências Sociais da Educação - Arenhart,Deise | Hoshan.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Arenhart,Deise
DIMENSÃO
10,92 MB
NOME DO ARQUIVO
Culturas Infantis e Desigualdades Sociais - Col. Ciências Sociais da Educação.pdf
ISBN
6473409606925

DESCRIÇÃO

As pesquisas que tomam as culturas infantis como objeto, em sua maioria, têm tratado as crianças ignorando as marcas de suas origens sociais. Na pesquisa que deu origem ao presente livro, a autora realiza estudo com dois grupos de crianças que vivem em zonas próximas na cidade do Rio de Janeiro: um em uma favela, que frequenta escolas públicas em sua comunidade, e outro de filhos de camadas médias/altas intelectualizadas, que frequenta escola privada e tem como arquitetura um castelo. O olhar da autora se movimenta entre a infância da favela e do castelo, buscando marcas nas expressões culturais das crianças (nas quais destaca a brincadeira e as relações com o corpo) que aproximam e afastam esses dois mundos.

culturalidade e da educação multicultural. Nisso não estão sozinhos.

"O Brasil acordou para a educação a partir de 1990, e aí a desigualdade ... Durante as ultimas décadas vem se discutindo a incorporação da cultura no processo de ensino-aprendizagem, alguns educadores e movimentos sociais, lutam para que suas culturas sejam legitimadas como essências e co-participante no processo de ensino, com relação à temática BOURDIEU afirma que "a cultura é o conteúdo substancial da educação, sua fonte e sua justificação última ... Criança e negra: o direito à afirmação da identidade negra na Educação Infantil. 2015.

LIVROS RELACIONADOS