José de Alencar - Comédias

José de Alencar - Comédias - Aguiar,Flavio | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Aguiar,Flavio
DIMENSÃO
12,94 MB
NOME DO ARQUIVO
José de Alencar - Comédias.pdf
ISBN
1385346312802

DESCRIÇÃO

O leitor acostumado à imagem de Alencar como escritor substancialmente romântico vai se surpreender com as comédias reunidas no presente volume. Se O Rio de Janeiro, verso e reverso mostra ainda o lado ameno do observador da vida social, O demônio familiar e As asas de um anjo revelam o autor polêmico e corajoso, enfrentando dois temas espinhosos no seu tempo. Na primeira, cujo sucesso em cena foi extraordinário, a escravidão doméstica lhe dá material para execrar esse costume das famílias brasileiras; na segunda, o tema da prostituta regenerada pelo amor é abordado de forma nada convencional, o que, aliás, contribuiu para que a peça fosse proibida pela polícia.

José de Alencar. Ironia. Por: Renato Drummond Tapioca Neto.

Seu trabalho literário tinha como horizonte a consolidação de uma tradição cultural brasileira, o que o levou a escrever romances ambientados em diversas paisagens e períodos históricos. José Martiniano de Alencar Júnior nasceu no sítio Alagadiço Novo, Mecejana, Ceará, no dia 1 de maio de 1829. Era filho de José Martiniano de Alencar, senador do império, e de Ana Josefina.

LIVROS RELACIONADOS