Educação Natural Em Rousseau - Das Necessidades da Criança e Dos Cuidados do Adulto

Educação Natural Em Rousseau - Das Necessidades da Criança e Dos Cuidados do Adulto - Dalbosco,Claudio Almir | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Dalbosco,Claudio Almir
DIMENSÃO
8,25 MB
NOME DO ARQUIVO
Educação Natural Em Rousseau - Das Necessidades da Criança e Dos Cuidados do Adulto.pdf
ISBN
4835907510672

DESCRIÇÃO

Quando falamos no processo formativo-educacional humano, pensamos, de imediato, na relação entre pai e filho, entre adulto e criança e, no que tange à educação formal, na relação entre professor e aluno. Qualquer uma destas situações caracteriza aquilo que denominamos, do ponto de vista pedagógico mais amplo, de relação entre educador e educando. Saber quando "intervir" e quando "deixar acontecer" é uma questão decisiva desta relação, a qual se traduz, no contexto da primeira infância, na tensão entre as necessidades da criança e os cuidados do adulto. O primeiro livro do Emílio de Jean-Jacques Rousseau ofecere-nos considerações valiosas sobre esta temátca.

Necessidades da criança. Liberdade. Rousseau menciona que a educação formadora é fruto da natureza, dos homens e das coisas.

O aluno deve desenvolver plenamente o seu Eu natural. A definição dos cuidados do adulto conduz Rousseau à percepção de que estes só podem ser exercidos pedagogicamente com base no caráter aporético da educação natural, o qual se desdobra em três pólos tensivos. Palavras-chave: Educação natural.

LIVROS RELACIONADOS